De acordo com a hierarquia de necessidades proposta por Maslow, uma pessoa que trabalha com empenho para conseguir de seu chefe imediato reconhecimento e autonomia é motivada por necessidades
A respeito da evolução da administração pública, julgue os itens seguintes.
Com a evolução das teorias administrativas, desde a década de 80 do século passado, o enfoque sistêmico tornou-se ultrapassado, dando lugar a abordagens mais modernas.
Julgue os itens a seguir, relativos à evolução da administração e ao processo administrativo.
Uma organização que valoriza seus colaboradores mediante a promoção daqueles mais competentes, avaliados em função do desempenho ou da titulação acadêmica, adota os pressupostos da teoria burocrática.
Sobre as Teorias da Administração e seus princípios e características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( )A Teoria Comportamental enfatiza a visão do homem social, suas necessidades de relacionamento; a formação e o desenvolvimento de grupos informais e a influência do ambiente físico e social na produtividade e motivação.
( )A Teoria Clássica tem como ênfase as tarefas, o estudo dos tempos e movimentos, a divisão do trabalho, a visão do homem econômico, que tem como principal elemento de motivação a recompensa financeira.
( )A Teoria Estruturalista foca na interdependência das partes, na integração do ambiente interno e influência do ambiente externo nas organizações, na visão do homem organizacional, que desempenha diversos papéis em variados tipos de organização.
( )A Teoria Contingencial tem como premissa que todos os fatores são relativos e dependem do contexto e situação, que não há um modelo de gestão universalmente aceito e que o homem é complexo, com diversas necessidades de acordo com o momento.
( )A Teoria Burocrática determina que, para a organização ser eficiente, é necessário que apresente formalismo, impessoalidade e profissionalismo, que se deve definir regras e normas para o efetivo funcionamento das organizações.
Assinale a sequência correta.
A função administrativa de gestão de pessoas evoluiu com o passar do tempo. Essa evolução
teve influência da Teoria Geral da Administração (TGA). Sobre essa influência, é CORRETO
afirmar que
Toda empresa ou instituição possui um organograma.
Organograma é um gráfico indicativo
O controle, como atividade administrativa, permeia toda a organização, podendo ser exercida antes, depois ou durante a execução das atividades. Segundo Chiavenato, o controle é prévio quando
A função de controle nas organizações liga‐se ao estabelecimento de padrões de qualidade e mensuração dos resultados alcançados pela organização. Segundo Chiavenato, são características de um sistema eficaz de controle, EXCETO:
Assinale a alternativa correta. Quando da análise do ambiente externo da organização, busca-se identificar:
Assinale a alternativa correta. Na análise do ambiente interno da organização, evidencia-se o diagnóstico:
O planejamento pode ser considerado um processo constituído por uma série de passos, a saber:
1. Desenvolver premissas quanto às condições futuras.
2. Definir os objetivos.
3. Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos.
4. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas.
5. Analisar as alternativas de ação.
6. Implementar o plano e avaliar os resultados.
Segundo Chiavenato, assinale a sequência correta do processo de planejamento.
Quanto aos tipos de planejamento em função de curto, médio e longo prazos, assinale a alternativa em que os conceitos de planejamento estão corretamente relacionados.
*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à questão.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica da centralização da tomada de decisões.
A respeito da evolução da administração pública, julgue os itens seguintes.
A partir da teoria da administração científica, o papel da organização informal passou a ser reconhecido nas teorias clássicas da administração.
A Teoria Geral dos Sistemas, criada por Ludwig Von Bertalanffy (1901-1972), tem como ideia básica a afirmação de que a realidade é feita de pessoas que são dependentes das decisões dos ocupantes de posições de poder ou de autoridade formal.