De acordo com o código de ética do psicopedagogo, no que concerne ao exercício das atividades psicopedagógicas, marque a única alternativa correta.
Marque a única alternativa correta sobre os objetivos da atividade psicopedagógica, estabelecidos pelo código ética do psicopedagogo.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona Plano de Ensino e Plano de Aula com seus respectivos critérios:
Primeira coluna: planos
(1) Plano de Ensino.
(2) Plano de Aula.
Segunda coluna: critérios
(__)Objetivos operacionais e conteúdos pormenorizados.
(__)Avaliação preferencialmente formativa, sistemática e periódica, indicando claramente os critérios usados, pesos, formas de avaliação, entre outras informações pertinentes para que o professor tenha esse instrumento para tomada de decisão e o aluno saiba como será avaliado.
(__)Deve-se considerar as fases: preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação, aplicação e avaliação.
(__)A metodologia deve expor de forma sucinta os procedimentos que os professores utilizarão para facilitar o processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Belhot (1997) discutiu sobre as diferentes abordagens que podem ser utilizadas em cada uma das etapas do ciclo de aprendizagem, explorando e identificando o potencial de aplicação da tecnologia e de estratégias de ensino e de aprendizagem não convencionais na educação. De acordo com o autor, as abordagens devem estar definidas de acordo com as respectivas etapas do ciclo de aprendizagem, as quais são:
1.Abordagem construtivista: na etapa "E-SE" facilita a integração da experiência com aplicação, da indução na resolução de problemas, da criatividade e da discussão de novas situações.
2.Abordagem prescritiva: essa etapa privilegia o "COMO", é nesse momento que o aluno integra a teoria à prática, dentro de um contexto.
3.Abordagem normativa: essa etapa privilegia o "O QUE", onde o aluno deve ser exposto aos conceitos que solucionam o(s) problema(s) exposto(s).
4 .Abordagem descritiva: para esta etapa, o professor deve usar estratégia de selecionar e arranjar os estímulos ambientais, para que a realidade possa ser caracterizada e percebida.
A sequência correta em que ocorre esse processo é:
O século XXI é notoriamente digital. Drones, assistente por voz, eletrodomésticos robotizados, fazem parte do cotidiano da
atualidade. Ao mesmo tempo, grande parcela da população não tem acesso à internet, não possui notebook para os estudos e por vezes
um único celular com internet limitada, circula entre os membros da família seguindo rodízio de acordo a emergência de cada um. Vimos que essa situação se tornou rotineira desde o período pandêmico. Com base nessa reflexão, pensar o papel da escola no mundo da
conectividade é fundamental para os dias atuais e futuros.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As escolas públicas estaduais e municipais ainda não utilizam as tecnologias e mídias digitais como recurso pedagógico.
( ) A escola não é mais o único lugar para aquisição de conhecimento e informação.
( ) A geração chamada Millennials tem menos habilidades com as tecnologias digitais em relação à geração chamada Alpha.
( ) As tecnologias de informação e comunicação, estão alterando a relação entre o aprender e o ensinar podendo melhorar de forma significativa o processo educacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em uma realidade social concreta, o processo educacional ocorre por meio de instituições específicas (família, igreja, escola, comunidade etc.) que se tornam porta-vozes de uma determinada doutrina pedagógica.
O pedagogo com uma visão mais ampla e sistêmica dos problemas sociais e da violência lança seu olhar sobre o todo e age no sentido de ajustar as suas práticas na prevenção quando,
O Plano Nacional da Educação, consubstanciado na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, prevê, em sua Meta 6, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica.
Um estratégia, estabelecida na referida lei, para atingir essa meta, é promover, com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive
culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos (as) alunos (as) na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a _____ diárias durante todo o ano letivo, com a ampliação progressiva da jornada de professores em uma única escola.
A lacuna fica corretamente preenchida por
A rotatividade de professores não interfere no desenvolvimento do aluno na sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, afinal eles não têm padrão fixo na escola, mudando a cada ano. Esse fato, entretanto, não prejudica a continuidade do trabalho e, em alguns casos, não há que se falar em dificuldade de adaptação do educando.
A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o que foi planejado para a
ação, exatamente como foi planejado, sem possibilidade de reorganizar, pois o planejamento já está posto.
Para o cumprimento dos objetivos educacionais, é necessário, apenas, que os educadores se dediquem aos
aspectos internos da escola e do ensino, pois é na sala de aula que esses aspectos se concretizam.
É de fundamental importância construir relações interpessoais harmoniosas dentro do ambiente de trabalho, na instituição de ensino, visando ao bem-estar de todos, o sucesso profissional e o bom andamento do trabalho.
O plano de ensino deve apresentar uma sequência coerente e compreender os elementos necessários para o processo de ensino e de aprendizagem. Ele sempre deve seguir um modelo fixo.
Uma organização do ensino interdisciplinar é igual a uma organização multidisciplinar ou transdisciplinar como
também se iguala à organização de ensino disciplinar.
A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do indivíduo com a natureza e com as outras pessoas, visando a uma transformação - daí ser uma educação crítica.