A Educação Montessoriana está centrada no próprio educando e tem por objetivo levá-lo ao conhecimento
consciente do que é real.
O coordenador pedagógico é um agente articulador e formador que transforma as instituições escolares e
contribui fortemente para o êxito das entidades de ensino. É necessária uma formação específica e consistente para a eficiência desse profissional nas suas ações.
“O Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os
textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação.”
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa)
Nesse sentido, avalie se são exemplos as leituras para
I. fruição estética de textos e obras literárias;
II. pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e acadêmicos;
III. conhecimento, discussão e debate sobre temas sociais relevantes;
IV. sustentar a reivindicação de algo no contexto de atuação da vida pública.
Estão corretos os itens:
Segundo Candau (2012, p.236): “A presença de grupos socioculturais diversos nos cenários públicos, tanto no âmbito
internacional como no Brasil, tem provocado tensões, conflitos, diálogos e negociações orientadas à construção de políticas
públicas que focalizem estas questões. Em cada contexto esta problemática adquire uma configuração específica, articulada com as diversas construções históricas e político-culturais de cada realidade.
A afirmação das diferenças – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – manifesta-se de modos plurais,
assumindo diversas expressões e linguagens. As problemáticas são múltiplas, visibilizadas especialmente pelos movimentos sociais que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural”.
Para lidar com a problemática descrita no trecho citado, a autora defende que se adote uma perspectiva
A escola tem como papel, o desenvolvimento integral do educando, além de primar pela qualidade do ensino. Visando essa formação integral, o ambiente escolar deve ser exemplo de ética, valores sociais e morais além de estimular a liberdade e a criatividade dos educandos de forma atenta à realidade que os cercam. A ideia de liberdade de agir e pensar, muitas vezes se confunde, podendo gerar
principalmente, no ambiente escolar, libertinagem e até mesmo violência escolar.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Considerando que a escola é um espaço de inclusão e que o Brasil tem um conjunto de leis e decretos que garantem os direitos civis e de cidadania para pessoas com mobilidade reduzida, é de fundamental importância que todos os profissionais da educação
tenham conhecimento sobre esse conceito.
Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que:
Ao longo da história da educação, esta foi marcada pela influência de diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento. Analise as duas afirmações a seguir e localize, entre as afirmativas, aquela que corretamente as nomeia:
TEORIA 1 - Também denominado comportamentalismo, relaciona a aprendizagem do ser humano ao ambiente em que se encontra, estando o homem a mercê do meio em que se constitui. Na educação, ancorou métodos de ensino baseados em estímulo e resposta, e na previsibilidade do comportamento humano.
TEORIA 2 - Baseia-se, sobretudo, nos estudos de Piaget sobre o desenvolvimento humano e vincula a aprendizagem ao acionamento de dois mecanismos: a assimilação e a equilibração ou acomodação. O primeiro processo envolve a maneira como o ser humano desenvolve ações para atribuir significado a elementos do ambiente no qual está inserido e interage, buscando, para tanto, estabelecer relações com experiências já vividas e conhecimentos já assimilados. O segundo se
refere ao mecanismo por meio do qual o ser humano busca reestabelecer, continuamente, no processo de aprendizagem, um equilíbrio com o meio em que vive.
Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre o Projeto político-pedagógico (PPP) da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.
A integralidade na educação se constrói através de linguagens diversas, desenvolvendo o aspecto cognitivo
em variadas atividades e circunstância; e os aspectos afetivo, físico e social se dá em outros momentos de
atividades.
À luz do Decreto Federal nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a Educação a Distância é uma modalidade
educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade
humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Na busca de desenvolver em cada um a forma adequada de usufruir dos bens naturais sem provocar danos ao
meio ambiente, a educação ambiental na escola deve ser trabalhada de forma discutida em cada sala de aula, na disciplina de ciências e dissociada das demais áreas de conhecimento.
A prática educativa não precisa ser teoricamente fundamentada, pois a formação inicial do educador já é, por si só, demasiadamente teórica.
O ato de ensinar limita-se somente aos elementos dos objetivos e conteúdo.
No Brasil, na esteira da discussão da democratização da escola pública, configuraram-se diferentes abordagens pedagógicas. Muitas delas mantinham a crença na escola como equalizadora das desigualdades sociais. Entre essas abordagens está a Pedagogia da Escola Nova ou “Pedagogia Nova”. De acordo com Dermeval Saviani, no livro “Escola e Democracia”, publicado originalmente em 1993, atualmente, com mais de 40 edições, o ideário da Escola Nova:
I. Forjou-se advogando uma pedagogia com um tratamento diferencial a partir da “descoberta” das diferenças individuais.
II. Concebe a aprendizagem como uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre eles e o professor.
III. Organizou-se basicamente na forma de escolas experimentais ou como núcleos raros, muito bem equipados e circunscritos a pequenos grupos de elite.
IV. Face à sua ampla difusão influenciou muito os modos como os educadores entendem a educação, provocando o afrouxamento da disciplina e a despreocupação com a transmissão de conhecimentos.
Está correto o que se afirma em