A adolescência é um período da vida do ser humano que requer um olhar atento da família, da escola e da sociedade. Cabe à escola, na
figura de seus dirigentes, promover ações educativas e pedagógicas para a prevenção ao uso de drogas e, também encaminhar alunos
que já se encontram dependentes aos profissionais especializados, bem como, desenvolver projetos que auxiliem as famílias dos alunos para a melhoria do trato dessa questão.
Considerando ações que contribuem para a resolução deste problema no cotidiano escolar, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Elaborar Projeto Pedagógico de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
( ) Promover encontros com as famílias de todos os alunos para alertá-los sobre quais são os alunos da escola que fazem uso de drogas lícitas e drogas ilícitas.
( ) Promover atividades de orientação sobre os efeitos e consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas.
( ) Promover formação de professores e funcionários ampliando o conhecimento sobre a temática, de forma que tenham ferramentas
para enfrentar esse desafio sem discriminação ou intolerância.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A história da educação escolar no contexto ocidental é marcada, desde as suas origens na Antiguidade Clássica, pela maneira como se organizaram e seorganizam as sociedades e pelas maneiras que atribuem valor e função social à escola ao longo do tempo.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I.Na Antiguidade Clássica, os modos de ensinar e aprender foram profundamente influenciados pela educação grega - sobretudo espartana e ateniense - e pela educação romana.
II.Durante a Idade Média, a educação foi profundamente influenciada pela Reforma Protestante, que apregoava a liberdade dos métodos de ensino e a universalização da alfabetização.
III.A Educação escolar no Brasil Colônia foi profundamente influenciada pela Igreja Católica, sobretudo pelos educadores jesuítas, cuja abordagem pedagógica era marcada por uma intensa rigidez na maneira de pensar e de interpretar a realidade e
métodos de ensino que privilegiavam o preparo, a seleção e o controle.
IV - No contexto pós-Revolução Industrial, ao longo do século XX, surgem, em países como Alemanha e Rússia, discussões sobre princípios educacionais que viriam a resultar, a partir da sistematização a elas dada por Dewey (nos Estados Unidos), na Escola Nova. Nela, defendia-se, entre outros princípios, conforme Manacorda (2002), a necessidade de jogos e brinquedos
na instrução da criança; a aprendizagem ancorada no respeito; escolas equipadas com laboratórios; a psicologia como ferramenta para as exigências ativas; a educação como meio de transformação social e o aprender fazendo.
É correto o que se afirma em:
No Brasil, a inserção da educação sexual na escola operou-se a partir de um deslocamento no campo discursivo sobre a sexualidade de crianças e adolescentes. A escola passa a ser tida como um espaço de intervenção preventiva da medicina higiênica, devendo cuidar da sexualidade de crianças e adolescentes, a fim de produzir comportamentos considerados “normais”.
O compromisso social do professor estabelece-se como um conjunto de princípios teóricos e abstratos, que são postos às pessoas que aprendem a partir das suas propostas de ensino desvinculadas do contexto social.
Para que a educação do campo ocorra com qualidade, deve-se prestar especial atenção às raízes da mulher e do homem do campo, que se expressam em culturas distintas, e perceber os processos de interação e transformação aos quais as comunidades rurais estão sujeitas.
Como prática formalmente organizada e sistematizada, a avaliação no contexto escolar realiza-se segundo
objetivos escolares implícitos ou explícitos que, por sua vez, refletem valores e normas sociais.
Os conteúdos estão relacionados apenas ao que diz respeito à matéria curricular, à transmissão de informações, numa relação estática, atendendo sempre às necessidades dos alunos para a aquisição do conhecimento.
As estratégias de ensino e aprendizagem são definidas como o caminho que facilitará a passagem dos alunos da situação em que se encontram até alcançarem os objetivos propostos, tanto os de natureza técnico-profissional como os de desenvolvimento individual como pessoa humana e como agente transformador.
É muito importante a contextualização do currículo, pois essa medida possibilita a produção de conhecimentos
significativos, coerentes e configuradores de uma escola democrática.
Em uma instituição de ensino, o atendimento ao público constitui, frequentemente, um serviço que resulta da
sinergia de multivariáveis: a conduta do usuário dos serviços, as atividades dos colaboradores envolvidos na
situação, a organização do trabalho e as condições físico-ambientais e instrumentais.
Para construir um sistema educacional inclusivo, é fundamental que apenas a equipe pedagógica seja sensibilizada e preparada para uma mudança inclusiva, já que a família já compreende a convivência diária do aluno.
Os métodos estão relacionados aos meios para atingir os objetivos, assim, determinam as ações elencadas pelo docente que, em conjunto com os alunos, busca contemplar a efetivação do ensino, antecedendo-o de
maneira planejada.
Considerando os diferentes perfis familiares na contemporaneidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:
I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.
II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.
III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.
IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.
Está correto o que se afirma em
O bullying é caracterizado por situações de violência repetitiva e intencional, também presente nas escolas.
Há relatos frequentes de bullying nos meios de comunicação, situações que envolvem violência física e psicológica, agressões por parte de colegas, professores, comunidade escolar. Tal situação se orienta na ausência de empatia, no sentido de valores competitivos e individualistas, bem como, na complexa relação “nós” e “eles”, muito abordada por Norbert Elias em sua obra “Sociedade dos indivíduos”.
Sobre a questão do preconceito, bullying e violência como cultura no ambiente educacional, assinale a alternativa verdadeira: