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A LDBEN, Lei nº 9.394/1996, estabelece que, respeitadas as normas comuns e as específicas de cada sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Elaborar o Projeto Político Pedagógico escolar (PPP) envolve, entre outras questões, conhecimento sobre suas dimensões conceituais e metodológicas. Uma delas diz respeito ao significado da palavra projeto. O Projeto Político Pedagógico, numa perspectiva democrática, representa o desejo de tornar real a melhoria da qualidade do ensino, a formação para a cidadania, para a inserção no mundo do trabalho em constante transformação e para a vida. Partindo da ideia de projeto como planejamento crítico-reflexivo sobre algo a ser alcançado na instituição educativa, é correto afirmar que o PPP é um instrumento

Segundo Saviani em Escola e Democracia, asteorias não críticas entendiam a educação como um instrumento de equalização social e mantinham a crença no poder da escola e a esperança de que se pudesse corrigir a distorção expressa no fenômeno da marginalidade. Houve um amplo movimento de reforma, cuja expressão mais típica ficou conhecida sob o nome de escolanovismo e cuja implantação no Brasil deu-se por meio de um documento intitulado:

As Unidades Escolares de Ensino Regular devem oferecer vagas e matricular todos os alunos, organizando-se para o atendimento com equidade aos educandos com necessidades educacionais especiais e assegurar-lhes condições necessárias para a permanência e aprendizagem (Brasil Escola; Portal Educação). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. A escola inclusiva com equidade é um desafio que implica rever alguns aspectos, que envolvem desde o setor administrativo até o pedagógico.

II. A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos.

III. Dentro da política de inclusão se faz necessário rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.

Assinale a alternativa correta.

O Projeto Político Pedagógico de uma escola é um importante referencial para o planejamento das ações de intervenção pedagógica, cuja finalidade maior é garantir o direito ao pleno acesso à educação por parte de todas as crianças. Dessa forma, os PPPs têm por função concretizar valores comunitários e balizar as ações adotadas pelas instituições de ensino, inclusas aquelas destinadas à educação infantil. Esse princípio, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, está diretamente relacionado ao conceito de:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito das tendências e concepçõções pedagógicas da educaçã o brasileira.

( ) A Tendência Liberal está respaldada nos preceitos democráticos. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização voltada à transformação social.

( ) A Tendência Renovadora Progressiva caracteriza-se por se centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia de que ele só irá aprender fazendo. Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social.

( ) A Tendência Renovadora não diretiva é um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes.

( ) A Tendência Libertária procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética.

( ) A Tendência Crítico-social dos conteúdos ou Histórico-Crítica acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, sendo necessário enfatizar o conhecimento histórico. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

No tocante aos processos de gestão na educação superior, é INCORRETO afirmar que:

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais é CORRETO afirmar:

Um professor percebeu que seu aluno não tomou café da manhã. Apesar de sua palidez, a criança afirma que não está com fome e que gostaria mesmo de brincar no parquinho, pois assim, a “dor que está sentindo na barriguinha” vai passar. Em situações dessa natureza, qual deve ser a conduta do professor?

No processo de avaliação de projetos educacionais na Instituição de Ensino Superior, NÃO se deve levar em consideração:

A avaliação prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é compreendida como:

Indique qual proposta pedagógica, indicada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é utilizada como forma de superar o foco somente no ensino e no professor, para dar espaço ao processo de formação do aluno.

Com relação às características evolutivas do ser humano, apenas como um recurso expositivo, é possível fazer uma divisão com os traços gerais da evolução da criança durante a etapa da educação infantil. Por exemplo, segundo Bassedas et alii (1999), os aspectos relacionados com as possibilidades de sentir-se bem consigo mesmo (equilíbrio pessoal) são englobados pela área

Quanto à afetividade e ensino, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.

(  )A afetividade é expressa por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
(  )As dimensões motora, afetiva e cognitiva coexistem e atuam de forma integrada.
(  )Todo ser humano é afetado positiva e negativamente e reage a esses estímulos.
(  ) A afetividade não influencia o desenvolvimento intelectual do aluno em sala de aula.

Assinale a alternativa com suas respectivas respostas.

Dentre as estratégias do Plano Municipal de Educação de Cuiabá voltadas para a política inclusiva, a diversidade e a educação especial, pode-se citar a de garantir:

o conceituar o projeto político - pedagógico, Ilma Passos Alencastro Veiga assim se refere a este documento:

 

"O projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada, será importante ressaltar que o projeto político-pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade." Sobre o projeto político-pedagógico, é correto afirmar que:

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