Clarice, ao iniciar seu trabalho como assistente de aluno, terá que contribuir para que todos os estudantes na escola se sintam seguros e acolhidos por serem cada um deles singulares, valorizando cada estudante por suas características físicas, culturais e religiosas. Para conseguir agir dessa maneira, Clarice precisará refletir, analisar e avaliar como se desvencilhar:
Na Educação Infantil, a criança necessita do coletivo escolar até adquirir autonomia para cuidar de si, o que expõe de forma mais evidente a relação indissociável do educar e cuidar nesse ambiente. O assistente de aluno realiza a prática educativa nos espaços de recreação quando:
A escola possui diversos instrumentos de participação e de informação que têm a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico que será realizado, facilitando o entrosamento com as famílias das crianças matriculadas. O coletivo escolar precisa conhecer esses instrumentos, pois eles serão temas do diálogo que irá se estabelecer entre as famílias e a escola, sendo que a essência dos princípios e da prática pedagógica estão presentes:
Marina, ao controlar a movimentação de alunos na entrada e na saída da escola e garantir a segurança de todos, orienta os pais e os estudantes sobre os cuidados na educação no trânsito, recomendando a eles que as crianças de até 10 anos de idade devem atravessar a rua:
João acompanhou os alunos no recreio e viu Pedro ficar por dois dias seguidos sentado em um banco do pátio quieto, triste e sozinho. Estranhou porque o menino é ativo, alegre e tem muitos amigos e amigas, então, perguntou como ele se sentia. Pedro disse que estava bem e não quis conversar mais. João sabe que toda criança tem direito a mudanças de humor, no entanto, João resolveu conversar com a professora de Pedro sobre a sua mudança de comportamento; a professora confirmou que o aluno estava diferente nos últimos dias. Por esses motivos, os dois foram conversar com a diretora sobre o receio que tinham de que o estudante estivesse sujeito a alguma situação de violência na escola ou fora dela. A atitude do assistente de aluno João demonstrou que ele:
Todo o coletivo escolar precisa colaborar para a organização e manutenção do ambiente escolar. O assistente de aluno, por assistir os alunos nas atividades programadas e de recreação, tem a possibilidade de colaborar com diversos problemas que afetam o ambiente, além disso, é um agente educacional muito próximo dos alunos, o que possibilita, em sua rotina de trabalho, orientá-los a terem condutas em prol do ambiente escolar que favoreçam:
A organização escolar no ensino fundamental tem como foco principal o processo de aprendizagem dos alunos. Por esta razão, o som, sob a forma de ruído e barulho intenso, pode se tornar um fator perturbador do ambiente escolar. Uma brincadeira ruidosa nos corredores das salas de aulas pode atrapalhar os demais alunos que estão tendo aula, porque o som ruidoso pode interferir no processo cognitivo por provocar:
O cotidiano da Educação Infantil tem por base as interações, a brincadeira e o prazer de aprender, garantindo experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas. No entanto, no momento de alimentação em uma creche, o assistente de alunos deve colaborar, garantindo que:
Os pais de Isabel chegaram atrasados na saída da escola para buscá-la. A assistente de aluno disse que todas as crianças já tinham ido embora acompanhadas por algum adulto, embora não soubesse responder quem levou Isabel para casa, devido ao tumulto que se formou na hora saída dos alunos. O descuido da assistente foi grave e injustificável, sobretudo, porque:
Conforme Mizukami (1986), nesta abordagem, a escola deverá respeitar a criança tal qual é, oferecendo condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo de vira-ser. É uma escola que ofereça condições que possibilitem a autonomia do aluno. Trata-se da abordagem
A atuação do assistente de aluno deverá ser adequada ao estágio de desenvolvimento infantil das crianças que se encontram na unidade de ensino em que trabalha, porque diferentes fases do crescimento infantil exigem diferentes necessidades de cuidado, segurança, organização e orientação, pois cada fase se caracteriza por apresentar um grau diversificado de desenvolvimento do aluno no que se refere a:
Lucas participou em uma excursão da escola na qual ele se engasgou com um o alimento de tal modo que veio a falecer, pois na equipe da escola ninguém soube como salvar a sua vida. Essa é uma história baseada em um fato real, este acidente teve tanta repercussão que, atualmente, todas escolas brasileiras do ensino básico realizam treinamentos em primeiros socorros para suas equipes escolares. As noções de primeiros socorros orientam que, quando se está em um local distante do serviço de emergência, no caso de uma criança se engasgar, estando ela consciente e em fase de parada respiratória, para salvar a sua vida é necessário:
Os professores e os demais profissionais da educação infantil relacionam-se com a família dos alunos em diversas atividades promovidas pela escola, o que possibilita a instituição de ensino agregar experiências e saberes, articulando os dois contextos de desenvolvimento da criança. O diálogo resultante desse relacionamento permite compreender os pais como usuários diretos do serviço de educação e como representação:
Lídia é assistente de aluno e trabalha em uma creche. Está sempre atenta para manter a profilaxia na comunidade escolar, por isso se dedica aos cuidados de higiene das crianças e auxilia na campanha de vacinação da escola. Lídia sabe que, agindo desta maneira, ajuda a evitar epidemias como a de: