Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 274 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

De acordo com o código de ética do psicopedagogo, no que concerne ao exercício das atividades psicopedagógicas, marque a única alternativa correta.

Marque a única alternativa correta sobre os objetivos da atividade psicopedagógica, estabelecidos pelo código ética do psicopedagogo.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona Plano de Ensino e Plano de Aula com seus respectivos critérios:

Primeira coluna: planos

(1) Plano de Ensino.
(2) Plano de Aula.

Segunda coluna: critérios

(__)Objetivos operacionais e conteúdos pormenorizados.
(__)Avaliação preferencialmente formativa, sistemática e periódica, indicando claramente os critérios usados, pesos, formas de avaliação, entre outras informações pertinentes para que o professor tenha esse instrumento para tomada de decisão e o aluno saiba como será avaliado.
(__)Deve-se considerar as fases: preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação, aplicação e avaliação.
(__)A metodologia deve expor de forma sucinta os procedimentos que os professores utilizarão para facilitar  o processo de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Belhot (1997) discutiu sobre as diferentes abordagens que podem ser utilizadas em cada uma das etapas do ciclo de aprendizagem, explorando e identificando o potencial de aplicação da tecnologia e de estratégias de ensino e de aprendizagem não convencionais na educação. De acordo com o autor, as abordagens devem estar definidas de acordo com as respectivas etapas do ciclo de aprendizagem, as quais são:

1.Abordagem construtivista: na etapa "E-SE" facilita a integração da experiência com aplicação, da indução na resolução de problemas, da criatividade e da discussão de novas situações.

2.Abordagem prescritiva: essa etapa privilegia o "COMO", é nesse momento que o aluno integra a teoria à prática, dentro de um contexto.

3.Abordagem normativa: essa etapa privilegia o "O QUE", onde o aluno deve ser exposto aos conceitos que solucionam o(s) problema(s) exposto(s).

4 .Abordagem descritiva: para esta etapa, o professor deve usar estratégia de selecionar e arranjar os estímulos ambientais, para que a realidade possa ser caracterizada e percebida.

A sequência correta em que ocorre esse processo é:

O século XXI é notoriamente digital. Drones, assistente por voz, eletrodomésticos robotizados, fazem parte do cotidiano da 
atualidade. Ao mesmo tempo, grande parcela da população não tem acesso à internet, não possui notebook para os estudos e por vezes 
um único celular com internet limitada, circula entre os membros da família seguindo rodízio de acordo a emergência de cada um. Vimos que essa situação se tornou rotineira desde o período pandêmico. Com base nessa reflexão, pensar o papel da escola no mundo da 
conectividade é fundamental para os dias atuais e futuros. 

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) As escolas públicas estaduais e municipais ainda não utilizam as tecnologias e mídias digitais como recurso pedagógico.
(   ) A escola não é mais o único lugar para aquisição de conhecimento e informação.
(   ) A geração chamada Millennials tem menos habilidades com as tecnologias digitais em relação à geração chamada Alpha.
(   ) As tecnologias de informação e comunicação, estão alterando a relação entre o aprender e o ensinar podendo melhorar de forma significativa o processo educacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Em uma realidade social concreta, o processo educacional ocorre por meio de instituições específicas (família, igreja, escola, comunidade etc.) que se tornam porta-vozes de uma determinada doutrina pedagógica.

O pedagogo com uma visão mais ampla e sistêmica dos problemas sociais e da violência lança seu olhar sobre o todo e age no sentido de ajustar as suas práticas na prevenção quando,

O Plano Nacional da Educação, consubstanciado na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, prevê, em sua Meta 6, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica.

Um estratégia, estabelecida na referida lei, para atingir essa meta, é promover, com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive 
culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos (as) alunos (as) na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a _____ diárias durante todo o ano letivo, com a ampliação progressiva da jornada de professores em uma única escola.

A lacuna fica corretamente preenchida por

A rotatividade de professores não interfere no desenvolvimento do aluno na sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, afinal eles não têm padrão fixo na escola, mudando a cada ano. Esse fato, entretanto, não prejudica a continuidade do trabalho e, em alguns casos, não há que se falar em dificuldade de adaptação do educando.

A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o que foi planejado para a
ação, exatamente como foi planejado, sem possibilidade de reorganizar, pois o planejamento já está posto.

Para o cumprimento dos objetivos educacionais, é necessário, apenas, que os educadores se dediquem aos
aspectos internos da escola e do ensino, pois é na sala de aula que esses aspectos se concretizam.

É de fundamental importância construir relações interpessoais harmoniosas dentro do ambiente de trabalho, na instituição de ensino, visando ao bem-estar de todos, o sucesso profissional e o bom andamento do trabalho.

O plano de ensino deve apresentar uma sequência coerente e compreender os elementos necessários para o processo de ensino e de aprendizagem. Ele sempre deve seguir um modelo fixo.

Uma organização do ensino interdisciplinar é igual a uma organização multidisciplinar ou transdisciplinar como
também se iguala à organização de ensino disciplinar.

A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do indivíduo com a natureza e com as outras pessoas, visando a uma transformação - daí ser uma educação crítica.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282