Toda a transformação, seja política, social ou econômica, repercute na educação e na escola, gerando, também, novas demandas para o docente. Nesse sentido, Libâneo (2015) destaca que o trabalho docente precisa:
Autores como Tomaz Tadeu da Silva classificam as teorias do currículo em três
grandes grupos, de acordo com os conceitos que elas enfatizam, a saber:
(1) Teorias Tradicionais;
(2) Teorias Críticas;
(3) Teorias pós-críticas.
Partindo desta classificação, numere as assertivas a seguir.
( ) Educação Popular
( ) Tecnicismo educacional
( ) Multiculturalismo
( ) Escolanovismo
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Jean Piaget foi um estudioso que se dedicou à investigação sobre o desenvolvimento infantil e concebeu a inteligência como elemento composto pelos aspectos cognitivo e afetivo.
Sobre as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta:
Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.
Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.
Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.
Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta
O educando não pode ser considerado, pura e simplesmente, como massa a ser informada, mas sim como sujeito, capaz de construir a si mesmo, desenvolvendo seus sentidos, entendimentos e inteligências, a educação escolar não pode exigir uma ruptura com a condição existente sem suprir seus elementos. Há uma continuidade dos elementos anteriores e, ao mesmo tempo uma ruptura, formando o novo. O que o aluno traz de seu meio familiar e social não deve ser suprimido bruscamente, mas sim incorporado às novas descobertas da escola.
(FERREIRA, J.R. Educação especial, inclusão e política educacional: notas brasileiras. In: Inclusão E Educação - Doze Olhares Sobre a Educação Inclusiva. David Rodrigues (org.). São Paulo. Editora Summus, 2006.)
Analise a visão dos teóricos nas proposições:
Está(ão) em consonância com o que se enuncia na concepção de Ferreira:
A avaliação escolar é uma ideia qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Segundo LIBÂNEO (2013), a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções:
I. A função formativa, que se refere ao papel da avaliação no cumprimento do
II. A função de diagnóstico, que permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos.
III. A função controle, que se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com as fases de desenvolvimento infantil de Piaget, no estágio de desenvolvimento infantil de operações concretas, as crianças ficam menos egocêntricas, dominam uma linguagem mais elaborada, passam a apreciar mais a amizade, sendo capazes de se colocarem no lugar de outro aluno. Têm uma lógica interna que os auxilia a solucionarem problemas concretos. Portanto, nos momentos livres e de recreação na escola, nesse estágio de desenvolvimento, as crianças se interessam mais por:
A respeito do período das operações concretas, conforme Jean Piaget, assinale a alternativa correta.
A autora Rego, In: Aquino (1998), argumenta que é impossível negar as diferenças individuais entre os sujeitos de uma determinada cultura, assim como a variabilidade dos indivíduos de diferentes grupos culturais. A constatação da singularidade humana, observável inclusive pelo senso-comum, levanta o problema da origem dessas diferenças.
Quando a autora articula sua argumentação com a educação, é possível afirmar que