Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais, que são:
I. Princípio ativo.
II. Princípio motor.
III. Princípio didático.
Está correto o que se afirma em:
“[...] apropriar-se da modernização dos processos produtivos, fruto da evolução científica e tecnológica, assumindo papel tanto de usuário como de produtor de novas tecnologias, sem renegar os valores e o cultivo de bens culturais locais". (Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, p. 16).
O documento afirma que existem muitas questões sem respostas definitivas e que há, pelo menos, uma certeza: a de que as políticas para a educação não podem deixar de se interpelar por desafios e que alguns documentos apontam tensões consideradas centrais e que merecem ser analisadas nesse sentido.
Uma das tensões mencionadas no texto está definida acima. De qual se trata?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) constituem um referencial de qualidade para a educação. Em relação aos seus princípios e fundamentos, analise as afirmativas abaixo. I. Os parâmetros desconsideram a diversidade regional, cultural e política existente no país, busca priorizar determinadas regiões carentes. II. Reconhece a importância da participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem. III. A orientação proposta nos PCNs reconhece a importância da participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, a intervenção do professor para a aprendizagem. IV. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes. V. Determina uma diretriz obrigatória sem adaptações, estabelecendo os currículos estaduais e municipais. Está correto o que se afirma em:
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Sobre a área de conhecimento de Artes, assinale o que for CORRETO.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio expressam uma proposta curricular considerando dois enfoques que devem perpassar toda a organização do currículo, que são a interdisciplinaridade e a contextualização. Considerando esses dois termos, assinale a afirmação verdadeira.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos PCNs.
O Sistema Nacional de Cultura deverá articular o Plano Nacional de Cultura (PCN), criando os mecanismos de gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil, já a vinculação de Estados, Distrito Federal e Municípios às orientações gerais e metas do PNC deve ocorrer
Art. 7º - Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
I. Possibilitando, especificamente, a convivência entre crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
II. Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
III. Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
De acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5 de 2009, está incorreto o que se afirma em:
Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, apresentação dos Temas Transversais, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de alguns pontos. São eles:
I. Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.
II. A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva políticosocial se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico.
III. A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe a limitação da atuação dos professores às atividades formais e amplia a sua responsabilidade com a sua formação dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
São sugestões didáticas orientadas pelos PCNs para a formação de leitores, EXCETO:
Segundo os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, o projeto, a edificação e as reformas das unidades de Educação Infantil devem buscar a(o):
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ainda que passíveis de críticas e sujeitos a correções e aperfeiçoamentos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
As Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Fundamental definem, em sua quarta diretriz, o paradigma curricular que deverá ser articulado, por cada unidade escolar, ao projeto de sociedade que se pretende construir e transformar. Com relação a esse paradigma, assinale a alternativa correta.
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas no que se refere à função dos PCN’s: ( ) Funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. ( ) Orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. ( ) Subsidiar a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: