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Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM resgatam o aprendizado da física em si mesma, negligenciado nas últimas revisões curriculares.

Acerca das competências e das habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de história, julgue o item seguinte.

Entre as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno de ensino médio na disciplina de história inclui-se a produção de textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos.

São temas selecionados pelos PCNs, EXCETO:

No contexto da temática transversal “Saúde”, ao Professor que deseja desenvolver “Vida coletiva” com os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

“A construção de uma referência curricular nacional para o ensino fundamental, consubstanciada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, foi concebida de modo a possibilitar sua discussão e tradução em propostas regionais nos diferentes estados e municípios brasileiros". (Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, p. 51).

Quantos são os níveis de concretização apresentados pelo documento?

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os PNC devem ser cumpridos com rigor, sem adaptações para os surdos, para maior nivelamento do ensino e qualidade.

( ) A “pedagogia renovada" é uma concepção que inclui várias correntes que, e de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Bilíngue ou Escola Ativa. Essas correntes, embora admitam divergências, assumem um mesmo princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.

( ) A escola educa, buscando formar cidadãos para que seus alunos atuem, na sociedade com competência e dignidade, podendo exercer seus direito e deveres.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O termo “currículo" assume vários significados em diferentes contextos da pedagogia.

( ) O termo “parâmetro" visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se pressupõem e se respeitam as diversidades regionais, culturais, políticas, existentes no país, se constroem referências nacionais que possam dizer quais os “pontos comuns" que caracterizam o fenômeno educativo em todas as regiões brasileiras.

( ) De acordo com os PCN, currículo pode significar também a expressão de princípios e metas do projeto educativo, que precisam ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizado em sala de aula, pois é o professor que traduz os princípios elencados em prática didática.

( ) A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania, para deles poder usufruir.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ciências, assinale a alternativa incorreta acerca da avaliação em ciências:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o uso de recursos traz significativas contribuições para se repensar sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática à medida que:

I. Evidencia para os alunos a importância do papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação.

II. Relativiza a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica.

III. Permite que os alunos construam uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática e desenvolvam atitudes positivas diante de seu estudo.

Está correto o que se afirma em:

O professor deve conhecer as etapas de desenvolvimento da linguagem dramática da criança e como ela está relacionada ao processo cognitivo. Por volta dos sete anos, a criança se encontra na fase do faz de conta, em que a realidade é retratada da maneira que é entendida e vivenciada. Ela ainda não é capaz de refletir sobre temas gerais, distantes do seu cotidiano. O teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos. No plano individual, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. Sobre o Teatro, assinale a alternativa que apresente CORRETAMENTE os benefícios dessa prática. I. Incentivar a participação e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação, improvisação, etc, reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática. II. Incentivar a experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora, além da experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, etc., objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons). III. Incentivar a improvisação a partir do estabelecimento de regras, incentivo à pesquisa, elaboração e utilização de cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som apenas durante os horários de aula. IV. Elaborar e utilizar máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral, aprender a selecionar e organizar os objetos a serem usados no teatro e a obrigação da participação de cada um dos envolvidos na atividade. V. Exploração das competências corporais e de criação dramática, além do reconhecimento, utilização da expressão e comunicação na criação teatral.

Com base na Resolução nº 7 de 2010, assinale a alternativa correta.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa abaixo que não condiz com os temas transversais.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, há uma tendência dominante na abordagem de conteúdos na educação escolar que se assenta no binômio transmissão-incorporação. Dessa forma a incorporação de conteúdos pelo aluno é:

Os Parâmetros Curriculares Nacional (PCN) para o ensino da história trazem à tona a necessidade de uma postura mais pedagógica dos docentes. Os PCN expressam a necessidade de se integrar o ensino da história com o cotidiano do aluno, objetivando:

Um adulto pode ser analfabeto porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, se pede a alguém que leia para ele avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita e envolve‐se em práticas sociais de leitura e de escrita."

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo

Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o que dispõem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que apresenta as funções da educação de jovens e adultos.

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