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Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM pautam-se em uma concepção contemporânea segundo a qual a arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito da sensibilidade, da percepção e da cognição.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM assumem que a área de ciências da natureza também deve primar por promover competências e habilidades voltadas para julgamentos práticos.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM assumem, especificamente do ponto de vista da física, que os conhecimentos físicos sejam incorporados a uma narrativa histórica, que insere a física no rol de construções sociais humanas.

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue.

O aluno deve desenvolver competências que permitam a análise da realidade, revelando, entre outros aspectos, conhecimento acerca do contexto espacial dos fenômenos que configuram diferentes sociedades.

Acerca das competências e das habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de história, julgue o item seguinte.

O ensino de história deve capacitar o aluno a interpretar como independentes os diferentes momentos históricos e fazê-lo compreender que problemáticas atuais não são comparáveis às problemáticas de outros momentos históricos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina da língua inglesa orientam educadores acerca de objetivos que garantem aos alunos o direito de usufruir de um conjunto de conhecimentos necessários para o exercício da cidadania relacionados a essa língua. A esse respeito, julgue o item subsequente.

Os PCN são explícitos quanto à necessidade de que o aluno do ensino médio seja capaz de usar os mecanismos de coerência e coesão na produção escrita, devido às avaliações que vai enfrentar, como vestibulares e concursos, mas nada mencionam a respeito do uso desses mecanismos na modalidade oral da língua.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

Por estarem em desacordo com a norma-padrão, não devem ser aceitas, no âmbito da sala de aula, sentenças como Te darei uma resposta.

No que se refere a competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os PCNEM, julgue o próximo item.

Para que os estudantes possam exercer plenamente sua expressividade, além de reconhecer pontos de vista diferentes, o professor, tendo como meta a organização de textos, deve deixá-los falar/escrever de várias formas.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.

As aulas práticas permitem que os conteúdos de química sejam aplicados no cotidiano do aluno.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.

Os PCNEM, reconhecendo a exigência de conhecimentos teóricos e ap rofundados e a p remência de p ensamentos abstratos na busca de soluções para problemas químicos, legitimam a inexistência de contextualização de conteúdos no ensino da química.

Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.

Para que as habilidades e competências em matemática no ensino médio sejam desenvolvidas adequadamente pelos alunos, os conteúdos devem se restringir ao caráter formativo ou instrumental, favorecendo o desenvolvimento individual do estudante com relação à matemática.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que as avaliações nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental têm como função:

“Com a internet, a exponencial quantidade de informação disponível e os eficientes mecanismos de busca, aparentemente perguntar, procurar e escolher o conteúdo a ser ensinado talvez seja a questão mais cândida quando estamos construindo um curso ou programa de ensino. É certo, porém, que sempre é mais difícil responder perguntas despretensiosas. Perguntas simples podem ser profundas; para respondê-las, é preciso fazer avaliações extremamente francas, às vezes dolorosas. No caso da escolha, o desafio que enfrentamos a respeito da informação não é encontrá-la em grandes quantidade, mas identificar e escolher qual conteúdo, na quase miríade em que se encontra disponível, torna-se mais importante ou essencial".

Fonte: FAVA, Rui. Educação 3.0, 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

São possíveis relações do papel do educador dispostas no trecho com a (legislação 13.146/2015 e PCN) em vigor EXCETO:

Analise:

( ) Os conhecimentos escolares são aqueles que as diferentes instâncias que produzem orientações sobre o currículo, as escolas e os professores selecionam e transformam a fim de que possam ser ensinados e aprendidos, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno.

( ) Voltados à divulgação de valores fundamentais ao interesse social e à preservação da ordem democrática, os conhecimentos que fazem parte da base nacional comum a que todos devem ter acesso, independentemente da região e do lugar em que vivem, asseguram a característica unitária das orientações curriculares nacionais, das propostas curriculares dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, e dos projetos políticos-pedagógicos das escolas.

( ) A Educação Física, componente obrigatório do currículo do Ensino Fundamental, integra a proposta

político-pedagógico da escola e não poderá ser facultativa ao aluno, em nenhuma hipótese.

Sobre os itens acima, com base na Resolução nº 7 de 2010, assinale a alternativa que contêm a sequência correta quanto às verdadeiras V e falsa F:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais referentes à disciplina de matemática são:

I. Relações públicas.

II. Ética.

III. Nacionalismo.

Está correto o que se afirma em:

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