Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 274 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientação Sexual, é correto afirmar, exceto:

São orientações didáticas para o ensino da Matemática apresentada nos PCNs, EXCETO:

É recomendado nos Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil:

Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e de efetivar os objetivos, foram eleitos alguns critérios para a seleção dos conteúdos propostos:

I. Especificidades do conhecimento da área.

II. Relevância social.

III. Afinidade com a área.

IV. Características dos alunos.

V. Política escolar.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, está incorreto o que se afirma em:

Segundo as propostas estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a adoção de ciclos nos diferentes anos do ensino fundamental possibilita:

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.

Para que o trabalho educacional sobre a preservação patrimonial seja efetivo, são imprescindíveis políticas educacionais direcionadas à formação docente na temática do patrimônio cultural, sendo a escola entendida como um dos lócus dessa formação.

São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica:

1.Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

2.Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica.

3.Formular princípios que considerem a formação humana de sujeitos concretos, que vivem em determinado meio ambiente, contexto histórico e sociocultural, com suas condições físicas, emocionais e intelectuais.

4.Prescrever linearmente atividades de ensino ou estabelecer parâmetros ou diretrizes curriculares que atendam à demanda do mercado financeiro.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

Através dos quatro ciclos do ensino fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais oferecem abordagens temáticas diversas. Os dois primeiros ciclos são estruturais para o avanço na disciplina a partir de teorias e métodos epistemológicos. Já no terceiro ciclo serão desenvolvidas temáticas cujos eixos são da seguinte importância, exceto:

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são capacidades que as crianças de zero a três anos deverão desenvolver por meio do trabalho dos profissionais de educação infantil nas instituições, exceto:

Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

O professor poderá realizar a avaliação por meio de: I. Observação sistemática: acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, utilizando alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe e outros. II. Análise das produções dos alunos: considerar a variedade de produções realizadas pelos alunos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas. III. Atividades específicas para a avaliação: nestas, os alunos devem ter objetividade ao expor sobre um tema, ao responder um questionário. Quais estão corretas?

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais: 'Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam. Os gêneros são, portanto, determinados historicamente, constituindo formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura'. São caracterizados pelos seguintes elementos:

I. Conteúdo temático: o que pode transformar-se de acordo com o gênero.

II. Construção composicional: estrutura particular dos textos pertencentes ao gênero.

III. Estilo: configurações específicas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posição enunciativa do locutor; conjuntos particulares de sequências que compõem o texto etc.

Quais estão em DESACORDO com o que está previsto no referido documento?

Dentro da área Trabalho e Consumo dos Temas Transversais não está contemplado explicitamente:

Para o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) a função da dinâmica do âmbito do Cuidar pode ser considerado sinônimo e ser integrado diretamente ao conceito de:

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A arte na educação representa a aquisição de um conhecimento especializado de uma área do currículo — a disciplina de artes — cujo objetivo principal é a aprendizagem de uma determinada linguagem.

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

É papel da arte no ensino médio levar os estudantes a aperfeiçoar conhecimentos estéticos adquiridos nas etapas anteriores da educação básica.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282