Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.
Os PCNEM afirmam que, na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, os objetivos educacionais podem ter mais ambição formativa quanto ao conteúdo, mas devem permanecer as habilidades e competências já tratadas no ensino fundamental, visto que estas são genéricas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina da língua inglesa orientam educadores acerca de objetivos que garantem aos alunos o direito de usufruir de um conjunto de conhecimentos necessários para o exercício da cidadania relacionados a essa língua. A esse respeito, julgue o item subsequente.
Ao final do ensino médio, o aluno deve ser capaz de distinguir regionalismos da língua inglesa, gírias utilizadas por diferentes grupos sociais, linguagem formal e informal, e compreender o uso de vocábulos em diferentes contextos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que na década de 80 surgiu um determinado modelo que norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa, que seria o segundo nível desse modelo. Este se desenvolveria, tornando-se um desporto de elite, com a seleção de indivíduos aptos para competir dentro e fora do país.
Como era chamado o modelo especificado acima?
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil diz que a integração do trabalho musical às outras áreas torna possível a realização de diversos projetos já que a música mantém um contato estreito e direto com as demais linguagens expressivas (movimentos, expressão cênica, artes visuais, etc.). Nesse sentido, podemos dizer que a linguagem musical na educação infantil é, exceto:
“Em fins dos anos ____ e na década de ____ nota-se a tentativa de aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora do espaço escolar e a que se ensina dentro dele: é a época dos festivais da canção e das novas experiências teatrais, quando as escolas promovem festivais de música e teatro com grande mobilização dos estudantes". (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, p. 26).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, se considerarmos o processo da formação de leitores a partir dos incentivos produzidos pelo ambiente escolar é preciso compreender que tais demandas devem ser cumpridas, pelo menos, a partir do (s):
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações, na busca de uma melhoria da qualidade da educação (...)". Parecer CNE/CEB n.º 04/98.
Considere, dentre as afirmativas abaixo a que melhor completa a ideia dos PCNs:
A Educação em Direitos Humanos na construção dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Educação Superior; dos materiais didáticos e pedagógicos; do modelo de ensino, pesquisa e extensão; de gestão, bem como dos diferentes processos de avaliação, deverá ser considerada de modo
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: História, encontramos orientações básicas sobre os métodos específicos do ensino de História. O documento afirma que podem ser privilegiadas as seguintes situações didáticas:
I. Propor novos questionamentos, fornecer novas informações, estimular a troca de informações, promover trabalhos interdisciplinares.
II. Procurar desenvolver atividades com foco na mesma fonte de informação, como jornais, para poder confrontar dados e abordagens.
III. Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização das informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos do meio e como organizar resumos.
Está incorreto o que se afirma em:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental afirmam que, no processo de produção de textos escritos, espera-se que o aluno redija diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir:
I. A continuidade temática.
II. A explicitação de informações contextuais ou de premissas indispensáveis à interpretação.
III. A explicitação de relações entre expressões mediante recursos linguísticos apropriados (retomadas, anáforas, conectivos), que possibilitem a recuperação da referência por parte do destinatário.
Está correto o que se afirma em:
A proposta de trabalho de uma Escola, ondo o PPP foi discutido e operacionalizado coletivamente, definiu a cultura enquanto atitude, aptidão, uma relação com o mundo, com o pensamento e especialmente com as obras artísticas, que permite a cada um se situar no mundo das ideias e dos símbolos. Nesta perspectiva ela deve se inscrever em uma dimensão horizontal que demanda, de um lado, a sensibilização, a educação e de outro lado a frequentação regular e diversificada das obras, o trabalho do espectador, do leitor ou do ouvinte. Neste sentido, a cultura deve ser considerada:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática, assinale a alternativa correta.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para o Ensino Fundamental e Médio, a avaliação na área de geografia deve ser feita de maneira
Para responder à questão, considere as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados continuamente pelo professor. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA em relação às possibilidades para sua utilização.
Os temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais podem ser observados como temáticas de uma importância e urgência: