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Em relação aos Temas Transversais, analise:

I - Caberá aos professores mobilizar os conteúdos em torno de temáticas escolhidas, de forma que as diversas áreas não representem pontos isolados, mas digam respeito aos diversos aspectos que compõem o exercício da cidadania;

II - A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade.

Sobre os itens acima:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto nos objetivos educacionais que propõem quanto na conceitualização do significado das áreas de ensino e dos temas da vida social contemporânea que devem permeá-las, adotam como eixo:


Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão situados historicamente – não são princípios atemporais.

Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão, a ser coordenado:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito ao estudo da Geografia, busca separar por meio das propostas pedagógicas em:

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), analise as afirmativas a seguir:

I- A escola, na perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites, propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional, como no que faz parte do patrimônio universal da humanidade.

II- É necessário educar as crianças surdas conforme os costumes da região. Na grade curricular desse aluno, deve-se privilegiar a carga horária da língua portuguesa, em detrimento das demais, afim de que esse indivíduo se integre a comunidade como um todo.

III- Devido ao foco tecnicista da educação atual, a escola deve priorizar o ensino teórico, evitando assim a influência de conteúdos extracurriculares para não gerar conflitos entre o saber teórico e a experiência pessoal.

Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):

Ao elaborar e iniciar a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Ministério da Educação propõe um norteamento educacional às escolas brasileiras, “a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos”. Essa igualdade implica:

Os temas transversais expressam as temáticas relevantes para a formação do aluno, todos os temas trazem conteúdos que, de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino das diversas áreas. Assinale a alternativa que apresenta um tema transversal expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, em música, o Brasil viveu progresso excepcional, tanto na criação musical erudita como na popular. A corrente musical erudita nacionalista se fortaleceu com:

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a linguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos, falam, comunicam-se entre si, expressando sentimentos e ideias. As diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de modos bastante diferentes. Para o desenvolvimento da oralidade, são concepções e práticas que acontecem nas diversas instituições de educação infantil, exceto:

Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.

Espera-se que o aluno egresso do ensino médio possa contribuir e propor soluções para a melhoria de vida da sua cidade e do seu ambiente, com base nos conteúdos e nas situações vividas em sala de aula em relação à matemática.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

Para que o estudante seja capaz de considerar a língua portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais, cabe, em sala de aula, o trabalho com textos, devendo o professor propor práticas de leitura, de produção escrita e de análise linguística, embora possa ser dispensada a verbalização.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

O ensino da língua portuguesa na sala de aula busca perpetuar a variedade padrão da língua portuguesa, independentemente do seu exercício na vida social, e permitir que o aluno seja capaz de empregá-la em situação formal de fala ou escrita.

No que se refere a competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os PCNEM, julgue o próximo item.

De acordo com os PCNEM, o estudo da gramática deve servir como estratégia para a compreensão, interpretação e produção de textos, e a literatura deve integrar-se à área de leitura.

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A arte aciona os componentes sensoriais, como visão e audição, por exemplo, tornando-os meios de compreensão das relações humanas.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.

A divisão das competências e habilidades gerais nos PCNEM baseia-se nos seguintes eixos: representação e comunicação; investigação e compreensão; e contextualização sociocultural.

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