Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no século XX, a área de Arte acompanha e se fundamenta nas transformações educacionais, artísticas, estéticas e culturais. As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, sobre o processo criador e sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas. Tais princípios reconheciam a arte da criança como:
De acordo com os PCN, um dos saberes profissionais, necessários à educação crítica é administrar a progressão das aprendizagens, o que requer:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais as problemáticas sociais são integradas na proposta educacional como:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptação Curriculares para Alunos Especiais (BRASIL, 1996), o processo avaliativo é de suma importância em todos os âmbitos do processo educacional para nortear as decisões pedagógicas e retroalimentá-las, exercendo um papel essencial nas adaptações curriculares. No que diz respeito à promoção dos alunos que apresentam necessidades especiais, alguns aspectos precisam ser considerados para orientar a promoção ou a retenção do aluno na série, etapa, ciclo (ou outros níveis), entre eles: I. a possibilidade do aluno ter acesso às situações escolares regulares e com menor necessidade de apoio especial. II. a valorização de sua permanência com os colegas e grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem III. a competência curricular, no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos e atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado. IV. o efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família. As afirmativas corretas são:
Discorrendo sobre Ciências Naturais e Tecnologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para as séries/anos iniciais do ensino fundamental observam que "Na história das Ciências são notáveis as transformações na, compreensão dos diferentes fenômenos da natureza, especialmente a partir do século XVI, quando começam a surgir os paradigmas da ciência moderna. Esse processo tem início na Astronomia, por meio dos trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) que, de posse de dados mais precisos obtidos pelo aperfeiçoamento das técnicas, reinterpretam as observações celestes e propõem o modelo heliocêntrico, que desloca definitivamente a Terra:
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
I - O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.
II - O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
III - O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativa~ à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
IV - A socialização da criança por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
V - O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
Dos princípios relacionados acima, constam do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa como prática pedagógica resultante da articulação de três variáveis, que estão apresentadas de forma correta na alternativa:
Assinale a alternativa, no que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, que não tem relação com os temas transversais:
“[...] envolve os vários níveis da organização linguística que as pessoas têm: os conhecimentos léxicosemânticos, morfológicos, sintáticos e fonéticofonológicos. Ele possibilita que as pessoas, ao produzirem enunciados, façam escolhas gramaticalmente adequadas ou que compreendam enunciados [...]." Os Parâmetros Curriculares Nacionais de língua estrangeira dizem que, para que o processo de construção de significados de natureza sociointeracional seja possível, as pessoas utilizam três tipos de conhecimento. Nesse sentido, a definição acima se refere a qual tipo de conhecimento?
Os conteúdos propostos para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental estão organizados, segundo afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, em quatro eixos. Assinale a alternativa que não corresponde a um desses eixos:
Dentre os critérios de avaliação que podem ser usados pelo professor de língua estrangeira e que estão descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, marque a opção abaixo que não compreende uma das capacidades que o aluno deverá desenvolver em relação à escrita:
Trabalhar numa perspectiva interdisciplinar exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nos PCNs, pois é necessário que ele assuma uma atitude:
Os parâmetros Curriculares – PCN – são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
Conforme os PCN, os atuais 1º, 2º e 3º anos correspondem ao primeiro ciclo. As crianças estão entre 6 e 8 anos. Nessa fase, a criança inicia sua leitura de mundo, e as atividades de geografia são fundamentais para apropriação de noção espaciais básicas e elementares, pois nesta fase os alunos já têm desenvolvido, principalmente se fizeram o pré-escolar, o espaço vivido, e estão na fase do desenvolvimento do espaço percebido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos que a criança deve dar conta ao concluir o primeiro ciclo:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais asseguram que, no início da década de 70, autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de arte nos Estados Unidos afirmavam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem. Nesse sentido, marque a opção correta em relação a esse desenvolvimento artístico citado no documento mencionado: