“Antes de tratar da questão de como as habilidades comunicativas concretizarão o componente metodológico, cabe discutir uma questão que tem sido frequente nas preocupações dos professores de Língua Estrangeira:____________________. Essa questão esteve presente durante quase um século (1880-1980) [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais: língua estrangeira). A qual questão refere-se o texto?
No que concerne às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, para a efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, exceto:
O documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças afirma que a criança tem direito à higiene e à saúde. Para que esse direito seja garantido, algumas atitudes devem ser tomadas. Assinale a única alternativa abaixo que não representa uma dessas atitudes:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013) afirma que "a educação é um processo de socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantêm e se transformam conhecimentos e valores. Socializar a cultura inclui garantir a presença dos sujeitos das aprendizagens na escola. Assim, a qualidade social da educação escolar supõe a sua permanência, não só com a redução da evasão, mas também da repetência e da distorção idade/ano/série".
Em relação ao acesso e permanência escolar, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:
( ) Para assegurar o acesso ao Ensino Fundamental, como direito público subjetivo, qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, podem acionar o poder público.
( ) Cabe a União recensear a população em idade escolar para o Ensino Fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso, para que seja efetuada a chamada pública correspondente.
( ) No Ensino Fundamental e, nas demais etapas da Educação Básica, a qualidade não tem sido tão estimulada quanto à quantidade. Depositar atenção central sobre a quantidade, visando à universalização do acesso à escola, é uma medida necessária, mas que não assegura a permanência, essencial para compor a qualidade. Em outras palavras, a oportunidade de acesso, por si só, é destituída de condições suficientes para inserção no mundo do conhecimento.
( ) A preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros, são medidas políticas que devem ser tomadas como forma de melhorar a permanência dos alunos na escola.
( ) Para se garantir a permanência do aluno, a escola deve adotar uma política de qualidade social que pressupõe diversas medidas, dentre elas o foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Segundo os PCNs de Língua Portuguesa, o trabalho com produção de textos na escola tem como finalidade formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
Analise as afirmativas abaixo em relação aos Parâmetros Curriculares:
I - Sua proposta é aproximar o ensino da vida cotidiana.
II - Foram elaborados para orientar os novos currículos.
III - Estabelece regras e conteúdos obrigatórios aos professores.
IV - Abordam os temas transversais.
Está correto o que se afirma em:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o país. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, optou-se por um tratamento específico das áreas, em função da importância instrumental de cada uma, mas contemplou-se também a integração entre elas. Quanto às questões sociais relevantes, reafirma-se a necessidade de sua problematização e análise, incorporando-as como temas transversais. Os temas transversais dos PCNs são:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, optou-se por um tratamento específico das áreas, em função da importância instrumental de cada uma, mas contemplou-se também a integração entre elas. Quanto às questões sociais relevantes, reafirma-se a necessidade de sua problematização e análise, incorporando-as como___________________. As questões sociais abordadas são: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em seu livro sobre matemática, afirma que na perspectiva indicada pelos educadores matemáticos, a resolução de problemas possibilita aos alunos, entre outras coisas:
O Ensino Fundamental nos anos finais deve estar em consonância com as mudanças de interesse próprias à faixa etária dos estudantes, devendo:
A pedagoga Fernanda apoiada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais considera que o ato de planejar coletivamente requer a reflexão contínua para:
Articulam-se em torno de dois eixos básicos os conteúdos de Língua Portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais: o uso da língua oral e escrita e a reflexão sobre a língua e a linguagem. Os conteúdos das práticas que constituem o eixo uso da I íngua oral e escrita dizem respeito aos aspectos que caracterizam o processo de interlocução.
São eles:
I - Historicidade da linguagem e da língua.
II - Constituição do contexto de produção, representações de mundo e interações sociais.
III - Implicações do contexto de produção na organização dos discursos.
IV - Implicações do contexto de produção no processo de significação.
V - Organização estrutural dos enunciados.
Estão corretas as afirmativas:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.
Esses objetivos de área são coerentes com os objetivos gerais estabelecidos para o Ensino Fundamental.
O ensino de Ciências Naturais deverá então se organizar de forma que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos tenham desenvolvido, entre outras, as seguintes capacidades:
I - Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.
II - Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida.
III - Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do meio ambiente.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, estão corretas apenas as afirmativas:
Acredita-se que com a implantação dos PCNs, a supervisão educacional foi considerada:
As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica definem a oferta do atendimento educacional especializado (AEE) em todos os níveis e em todas as etapas e modalidades, preferencialmente no atendimento à rede pública de ensino. Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, julgue os itens seguintes.
Consideram-se como público-alvo do AEE alunos com deficiência física, intelectual, mental ou sensorial e alunos com transtornos globais do desenvolvimento, todavia não são considerados como público-alvo do AEE alunos com altas habilidades ou com superdotação.