Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 274 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Os conteúdos ensinados em ciências naturais requerem uma aprendizagem por meio da investigação e da pesquisa para a formação de novos conhecimentos. É preciso oferecer um ensino mais dinâmico e interativo, em que as atividades desenvolvidas resultam em explicações científicas. De acordo com os PCN de Ciências Naturais, classifique V para verdadeiras e F para as falsas:

( )Os seres humanos necessitam do conhecimento em ciências naturais para construção de posturas e valores com relação à preservação do meio ambiente.

( )Para o desenvolvimento de importantes valores, é relevante trabalhar com alunos o respeito à cultura e à diversidade.

( )Os conteúdos de ciências abordados em sala estão relacionados ao ambiente, à saúde e as relações que estabelecemos com eles.

( )Devemos reforçar com os alunos a ideia de que o ser humano é “dono do planeta Terra", e que somente nós podemos realizar mudanças.

FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF,1998.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, para as séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, o Primeiro Ciclo tem como característica geral o trabalho com atividades que aproximem o aluno das operações, dos números, das medidas, das formas e espaços e da organização de informações, pelo estabelecimento de vínculos com os conhecimentos com que ele chega à escola. Nesse trabalho, é fundamental que o aluno adquira confiança em sua própria capacidade para aprender Matemática e explore um bom repertório de problemas que lhe permitam avançar no processo de formação de conceitos. Das alternativas abaixo, assinale a única que NÃO constitui conteúdo conceitual e procedimental para o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, conforme com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, estabelecem como objetivos para o Terceiro Ciclo, que os alunos sejam capazes de, EXCETO:

Instrumento da política educacional implementado pelo Ministério da Educação, este documento foi elaborado a partir de 1995, com sua versão preliminar publicada em 1997. Com os PCN, o Ministério da Educação tem por objetivo apontar diretrizes para ações educativas, orientar na elaboração de projetos educativos e propor reflexões sobre todas essas ações. A importância da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental para os PCN (BRASIL, 1998) classifique V para verdadeiras e F para falsas:

( )Solucionar situações-problemas do nosso cotidiano, nas experiências e necessidades mais simples como contar, comparar e operar quantidades.

( )Contribuir com as aplicações no mundo do trabalho.

( )Participar do desenvolvimento da cidadania pela construção e apropriação de conhecimentos científicos, com o manuseio de diferentes recursos tecnológicos.

( )Usar a matemática de forma instrumental para as diferentes áreas do conhecimento.

Instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas na escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático. Constituem um referencial de qualidade para a educação em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações.
A definição apresentada diz respeito aos:

Leia o fragmento:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “não aceitar a diversidade de pontos de vista é um desvio comum em uma relação pouco democrática. A língua serve de faca afiada nessas situações. A comunicação acaba por sugerir, quando a pressão é grande, atitudes não verbalizadas como a violência simbólica ou física. O enfretamento verbal ainda é a melhor saída, se não quisermos gerenciar o caos"

Dentro do contexto apresentado, considera-se pauta dos estudos da linguagem:

I - “Os papéis dos interlocutores, a avaliação que se faz do “outro" e a expressão dessa avaliação em contextos";

II - Dessa forma, podemos falar em adequação da linguagem a situações de uso;

III – “Ademais, relacionar os discursos com contextos sócio históricos, ideologias, simulacros que divergem de padrões acadêmicos e estabelecem tendências dentro da cultura."

Assim sendo, considera-se correto o que está contido em:

No que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que não condiz com o que se espera do aluno do terceiro e quarto ciclos no processo de produção de textos orais:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução - dizem que o Plano Decenal de Educação, à luz da Constituição de 1988, reafirma a necessidade e a obrigação do(a)(s) __________ de elaborar parâmetros claros, no campo curricular, capazes de orientar o ensino fundamental de forma a adequá-lo aos ideais democráticos e à busca da melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras. Marque a opção que preenche corretamente a lacuna acima:

“No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua português, 1998). Para que isso seja possível, a escola deverá organizar um conjunto de atividades que, progressivamente, possibilite ao aluno, exceto:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de escuta de textos orais, espera-se do aluno que, exceto:

“[...] um processo que se dá a partir e por meio de indivíduos com modos histórica e culturalmente determinados de agir, pensar e sentir, sendo inviável dissociar as dimensões cognitivas e afetivas dessas interações e os planos psíquico e fisiológico do desenvolvimento decorrente [...]." (Parâmetros Nacionais de qualidade para a educação infantil). Assinale a alternativa em relação à teoria de aprendizagem e ao teórico referidos no documento apresentado:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a primeira proposta de História do Brasil elaborada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e que repercutiu no ensino de História destacava:

“[...] merece um tratamento especial devido ao fato de o ensino de Língua Estrangeira se prestar, sobremodo, ao enfoque dessa questão. Esse tema pode ser focalizado a fim de desmistificar compreensões homogeneizadoras de culturas específicas, que envolvem generalizações típicas de aulas de Língua Estrangeira do tipo, por exemplo, os ingleses ou os franceses são 'assim ou assado' [...]." O trecho, retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais de língua estrangeira, refere-se a qual tema transversal?

Conforme os PCN, os atuais 1º, 2º e 3º anos correspondem ao primeiro ciclo. As crianças estão entre 6 e 8 anos. Nessa fase, a criança inicia sua leitura de mundo, e as atividades de geografia são fundamentais para apropriação de noção espaciais básicas e elementares, pois nesta fase os alunos já têm desenvolvido, principalmente se fizeram o pré-escolar, o espaço vivido, e estão na fase do desenvolvimento do espaço percebido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos que a criança deve dar conta ao concluir o primeiro ciclo:

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no século XX, a área de Arte acompanha e se fundamenta nas transformações educacionais, artísticas, estéticas e culturais. As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, sobre o processo criador e sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas. Tais princípios reconheciam a arte da criança como:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282