O propósito do Ministério da Educação e do Desporto, ao consolidar os Parâmetros Curriculares Nacionais, é apontar metas de qualidade que ajudem o estudante a:
Os documentos expedidos pelo MEC, nos dias atuais, apresentam uma orientação curricular para o Ensino Fundamental nos anos iniciais que devem possibilitar:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo:
Os PCNs constituem um referencial para fomentar a reflexão sobre os currículos estaduais e municipais. Configuram uma proposta ____________ a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, espera-se que os alunos, ao final do terceiro ciclo, sejam capazes de: I - Conhecer as principais características do processo de formação e da dinâmica dos Estados Nacionais. II - Conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes. III - Caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas. IV - Utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares. V - Ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos. Dos objetivos elencados acima, apenas um não é esperado que os alunos atinjam ao final do terceiro ciclo. Qual é?
Aprender arte é desenvolver progressivamente 23. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino mobilizado pelas interações que o aluno realiza no Fundamental, os conteúdos estão organizados de ambiente natural e sociocultural. Tais interações, tal maneira que possam atender aprendizagens conforme estabelecido nos Parâmetros Curriculares cada vez mais complexas no domínio do Nacionais de Arte para o Ensino Fundamental conhecimento artístico e estético, seja no exercício Terceiro e Quarto Ciclos, são realizadas, EXCETO:
Os conteúdos de aprendizagem são apresentados nos PCN de Educação Física, segundo sua categoria conceitual (fatos, princípios e conceitos), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes), o que permite a identificação mais precisa das intenções educativas.
Observe os conteúdos abaixo elencados:
I - Valorização da cultura popular e nacional.
II - Valorização do desempenho esportivo de um modo geral, sem ufanismo ou regionalismo.
III - Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais.
I, II e III pertencem respectivamente às categorias:
Envolvendo aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos, a questão ambiental acarreta discussões sobre responsabilidades humanas voltadas ao bem estar comum e ao desenvolvimento.
O tema "questão ambiental" está presente nos diversos eixos temáticos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, porém, interessa a todas as áreas do ensino fundamental e é tratado de forma abrangente pelo tema transversal:
Dados os objetivos,
I. Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação dos números racionais na forma decimal.
II. Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos.
III. Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida. verifica-se que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática, é(são) objetivo(s) de Matemática para o primeiro ciclo
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução afirma-se que a garantia do acesso e da permanência na escola dependem da solução de problemas variados, dentre os quais se destacam os ligados à:
A função da escola em proporcionar um conjunto de práticas preestabelecidas tem, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira ________________. Assinale a alternativa correta:
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais, a identidade marcada pela interação entre os homens e a natureza passou a ser designada como:
De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de leitura de textos escritos, espera-se do aluno que, exceto:
Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os alunos deverão ser capazes de ____________________. Assinale a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima:
A Secretaria de Educação Fundamental e a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação publicaram o documento Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares (Brasil, 1999), que trata especificamente das estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Com base no texto acima assinale a alternativa INCORRETA:
A incorporação da educação infantil à educação básica constituiu-se em medida de política pública, o que lhe permitiu passar a contar com o financiamento advindo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) desde 2007. Outra medida importante foi o estabelecimento da sua obrigatoriedade em conjunto com o ensino fundamental, o ensino médio (e as modalidades concernentes), fato que ocorreu com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59/2009, que estendeu a educação obrigatória para a faixa etária de: Assinale a alternativa CORRETA: