Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 275 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

( ) Os PCNs constituem o primeiro nível de concretização curricular.

( ) São uma referência nacional para o ensino fundamental.

( ) Estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional.

( ) São referências que precisam ser avaliadas a cada cinco anos.

( ) Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

O propósito do Ministério da Educação e do Desporto, ao consolidar os Parâmetros Curriculares Nacionais, é apontar metas de qualidade que ajudem o estudante a:

Os documentos expedidos pelo MEC, nos dias atuais, apresentam uma orientação curricular para o Ensino Fundamental nos anos iniciais que devem possibilitar:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo:

Os PCNs constituem um referencial para fomentar a reflexão sobre os currículos estaduais e municipais. Configuram uma proposta ____________ a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, espera-se que os alunos, ao final do terceiro ciclo, sejam capazes de: I - Conhecer as principais características do processo de formação e da dinâmica dos Estados Nacionais. II - Conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes. III - Caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas. IV - Utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares. V - Ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos. Dos objetivos elencados acima, apenas um não é esperado que os alunos atinjam ao final do terceiro ciclo. Qual é?

Aprender arte é desenvolver progressivamente 23. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino mobilizado pelas interações que o aluno realiza no Fundamental, os conteúdos estão organizados de ambiente natural e sociocultural. Tais interações, tal maneira que possam atender aprendizagens conforme estabelecido nos Parâmetros Curriculares cada vez mais complexas no domínio do Nacionais de Arte para o Ensino Fundamental conhecimento artístico e estético, seja no exercício Terceiro e Quarto Ciclos, são realizadas, EXCETO:

Os conteúdos de aprendizagem são apresentados nos PCN de Educação Física, segundo sua categoria conceitual (fatos, princípios e conceitos), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes), o que permite a identificação mais precisa das intenções educativas.

Observe os conteúdos abaixo elencados:

I - Valorização da cultura popular e nacional.

II - Valorização do desempenho esportivo de um modo geral, sem ufanismo ou regionalismo.

III - Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais.

I, II e III pertencem respectivamente às categorias:

Envolvendo aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos, a questão ambiental acarreta discussões sobre responsabilidades humanas voltadas ao bem estar comum e ao desenvolvimento.

O tema "questão ambiental" está presente nos diversos eixos temáticos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, porém, interessa a todas as áreas do ensino fundamental e é tratado de forma abrangente pelo tema transversal:

Dados os objetivos,

I. Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação dos números racionais na forma decimal.

II. Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos.

III. Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida. verifica-se que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática, é(são) objetivo(s) de Matemática para o primeiro ciclo

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução afirma-se que a garantia do acesso e da permanência na escola dependem da solução de problemas variados, dentre os quais se destacam os ligados à:

A função da escola em proporcionar um conjunto de práticas preestabelecidas tem, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira ________________. Assinale a alternativa correta:

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais, a identidade marcada pela interação entre os homens e a natureza passou a ser designada como:

De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de leitura de textos escritos, espera-se do aluno que, exceto:

Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os alunos deverão ser capazes de ____________________. Assinale a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima:

A Secretaria de Educação Fundamental e a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação publicaram o documento Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares (Brasil, 1999), que trata especificamente das estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Com base no texto acima assinale a alternativa INCORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282