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Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental, dentre outros, que os alunos sejam capazes de:

I. compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

II. posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

III. conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto abaixo, extraído dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para as séries/anos finais do Ensino Fundamental: "No que diz respeito à prática de leitura de texto, por exemplo, a estipulação de leitura de um mesmo gênero por alunos de diferentes ciclos, ou num mesmo ciclo em diferentes momentos, não implica que o texto selecionado deva ser o mesmo, que a leitura se dê da mesma maneira. Uma charge política, por exemplo, supõe conhecimento de mundo e experiência político-social que podem não estar presentes para um aluno de 11 anos. Dessa forma, sua leitura pode diferenciar-se tanto da que for realizada por um aluno de 14 anos, quanto da que for feita por um de 17. O mesmo raciocínio se aplica a um poema. uma crônica. uma notícia, uma carta de solicitação ou uma reportagem. Nesse sentido, a intervenção do professor e consequentemente, os aspectos a serem tematizados tanto poderão ser diferentes quanto análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculadas, quanto nas possibilidades, de participação e de transformação das questões envolvidas. poderão ser os mesmos, tratados com. ____________________________”

Ao longo dos terceiro e quarto ciclos, espera-se que o aluno seja capaz de: 1 - Compreender o teatro em suas dimensões artística, estética, histórica, social e antropológica. 2 - Reconhecer a prática do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social. 3 - Estabelecer relação de respeito, compromisso e reciprocidade com o próprio trabalho e com o trabalho de colegas na atividade teatral na escola. 4 - Empregar vocabulário apropriado para a apreciação e caracterização dos próprios trabalhos, dos trabalhos de colegas e de profissionais do teatro. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, constituem Objetivos Gerais em relação ao componente Teatro, entre as afirmativas acima:

Cada pessoa, aluno ou professor apreende em seu meio de convívio, especialmente em família, um conjunto de ideias e de valores a respeito do corpo, suas afecções e doenças. É importante que o professor tenha consciência disso para que possa superar suas pré-concepções e retrabalhar algumas das noções que os alunos trazem de casa ou da mídia. O aprendizado científico, neste sentido, é um aprendizado integrado aos conhecimentos culturais.

Reconhecer as noções trazidas pelo aluno, interpretá-las, valorizá-las e combater equívocos graves com argumentos objetivos é parte deste aprendizado, em conexão com o tema transversal:

Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais assinale a alternativa incorreta:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo:

As ________________ são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida oferecendo desafios com graus diferentes de complexidade e seu conteúdo é retirado de um dos eixos a serem trabalhados.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos princípios dos PCNs na educação infantil.

A professora Edilza planeja situações de aprendizagem tendo como base o conhecimento e a aplicação da ortografia, por meio da apresentação e da repetição verbal de regras e da correção de ditados, todos baseados em fórmulas. Segundo os PCN ainda que tenha um forte apelo à memória, o ensino da ortografia deve ser organizado de modo a favorecer:

No que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que indica os princípios que norteiam a educação física fundamental:

Assinale a alternativa que completa o sentido do enunciado que segue: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de

Os PCNs, ao tratar do ensino de História, afirmam que os conhecimentos históricos tornam-se significativos para os alunos quando contribuem para que eles reflitam sobre as vivências e as produções humanas, materializadas no seu espaço de convívio direto e nas organizações das sociedades de tempos e espaços diferentes. Associe as duas colunas, relacionando o ensino de história com: 1 Documentos 2 Problematizações 3 Leitura e interpretação de fontes bibliográficas 4 O tempo ( ) A abordagem dos conteúdos insere-se numa perspectiva de questionamentos da realidade organizada no presente, desdobrando-se em conteúdos históricos, que envolvem explicitações e interpretações das ações de diferentes sujeitos, da seleção e organização de fatos e da localização de informações no tempo histórico. ( ) São fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas e comparadas. ( ) Leitura crítica de produções de conteúdos históricos, distinguindo contextos, funções, estilos, argumentos, pontos de vista, intencionalidades. ( ) É um dos conceitos mais complexos de entendimento. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume, tanto no campo da realidade natural e física como nas criações culturais humanas. A sequência CORRETA dessa associação é:

Assinale a alternativa incorreta.

Os PCNs, na explicitação das capacidades dos alunos, apresentam inicialmente os Objetivos Gerais do ensino fundamental, que são as grandes metas educacionais que orientam a estruturação curricular. A partir deles são definidos os Objetivos Gerais de Área, dos Temas Transversais, bem como o desdobramento que estes devem receber no primeiro e no segundo ciclo, como forma de conduzir às conquistas intermediárias necessárias ao alcance dos objetivos gerais. Um exemplo de desdobramento dos objetivos não é o que se apresenta a seguir:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, pode-se dizer que o analfabetismo no Brasil é, hoje, um fenômeno localizado. Enquanto a região Sudeste, por exemplo, apresenta uma taxa inferior a 5% de analfabetos com 15 anos ou mais de idade, a região Nordeste apresenta, nessa faixa, uma taxa superior a:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, algumas críticas eram frequentes quanto ao ensino tradicional de língua portuguesa. Das alternativas abaixo, assinale aquela que não condiz com as desaprovações citadas no documento:

Ao longo dos quatro anos do ensino fundamental, espera-se com o ensino de Língua Estrangeira que o aluno desenvolva algumas capacidades. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não condiz com os Parâmetros Curriculares Nacionais:

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