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A finalidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais é:

Conforme os PCN o trabalho histórico que visa à constituição de uma identidade social do estudante, fundada no passado comum do seu grupo de convívio, articulada à história da população brasileira, deve abranger inicialmente, a inclusão da constituição da identidade social nas propostas educacionais para o ensino de História e necessita de:

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, os conteúdos estão organizados de tal maneira que possam atender aprendizagens cada vez mais complexas no domínio do conhecimento artístico e estético, seja no exercício do próprio processo escolar, pelo fazer, seja no contato com obras de arte e com outras manifestações presentes na cultura ou na natureza. 0 estudo, a análise e a apreciação da arte podem contribuir tanto para o processo pessoal de criação dos alunos, como também para sua experiência estética e conhecimento do significado que ela desempenha nas culturas humanas. O conjunto de conteúdos está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores:

Pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, esta é entendida como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz o aluno e o integra na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas, beneficiando:

Nos primeiros ciclos, por meio de diferentes atividades, os estudantes conhecem fenômenos, processos, explicações e nomes, debatendo diversos problemas e organizando várias relações. É uma aprendizagem, muitas vezes lúdica, marcada pela interação direta com os fenômenos, os fatos e as coisas. Poderão também construir noções cientificas com uma menor complexidade e abrangência, ampliando suas primeiras explicações, conforme seu desenvolvimento permite.

Nos ciclos finais, conforme as aquisições anteriores, os estudantes poderão trabalhar e sistematizar ideias cientificas mais estruturadas.

Onde estão explicitadas, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, os alcances de aprendizagem dos diferentes conceitos?

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que não condiz com o que se espera do aluno do terceiro e quarto ciclos no processo de produção de textos escritos:

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, qual das alternativas abaixo não condiz com os valores e atitudes subjacentes às práticas de linguagem?

“[...] engloba as rotinas interacionais que as pessoas usam para organizar a informação em textos orais e escritos." Os Parâmetros Curriculares Nacionais de língua estrangeira dizem que, para que o processo de construção de significados de natureza sociointeracional seja possível, as pessoas utilizam três tipos de conhecimento. Nesse sentido, a definição acima se refere a qual tipo de conhecimento?

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental são indicados como objetivos gerais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, EXCETO:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que, ao professor, destinava-se um papel cada vez mais irrelevante e passivo no século XX. A ele não cabia ensinar nada e a arte adulta deveria ser mantida fora dos muros da escola. Essa ideia foi mantida pelo perigo da influência que poderia macular a(o):

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental, dentre outros, que os alunos sejam capazes de:

I. compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

II. posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

III. conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

A pedagoga Fabíola estimula os professores a planejarem e desenvolverem práticas com leitura literária, tendo como base os PCN. Assim, os discentes devem vivenciar situações didáticas que envolvam o exercício de:

“Ao apresentar outro objetivo para o ensino de Língua Portuguesa estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), além da Competência Comunicativa, o indivíduo deve desenvolver também a Competência Discursiva, compreendida como a capacidade de produzir discursos - orais ou escritos - adequados às situações enunciativas em questão, considerando todos os aspectos e decisões envolvidos nesse processo". Dessa maneira, o trabalho proposto para ensino de Língua Portuguesa nos PCNs visa:

Temas como Meio Ambiente ao fazerem parte da prática educativa, devem ser considerados, sobretudo, como temas:

Em uma reunião Pedagógica, Alessandra, diretora da escola, comunica aos professores que há um surto de Doença de Chagas na região.

Avisa, então, aos professores, que o trabalho com os seus alunos sobre o tema é, como prevê os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), obrigatório e interdisciplinar, e deve ser incluído nos temas transversais, especificamente em Meio Ambiente, Saúde e Temas Locais.

À luz dos PCNs, NÃO há:

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