Sobre a Carta de Serviço ao Usuário, assinale a afirmativa incorreta.
Sobre as atribuições diárias de um Controlista de Acesso, assinale V para verdadeiro ou F para falso. ( ) Identifica quem chega ao local; ( ) Orienta e encaminha os visitantes para o lugar solicitado; ( ) Caso esteja fechado, solicita ao condutor que o vidro do veículo seja aberto para a identificação do mesmo; ( ) Recebe correspondências. A sequência correta, de cima para baixo, é:
(1) A comunicação verbal serve para transmitir informações entre indivíduos, tendo estas informações um caráter informativo. (2) Já a comunicação não-verbal é caracterizada pelo uso de gestos, da mímica, do olhar, da voz e dos sinais paralingüísticos, da organização espacial e da localização.
Sobre o trecho acima:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) No atendimento ao público é aconselhável o uso de gírias. ( ) Ao telefone, deve-se atender identificando a empresa ou, caso já tenha passado por uma telefonista, é indicado identificar o departamento. ( ) A concordância nominal é desejável ao atendimento telefônico. ( ) A impressora e a copiadora de um departamento público não são passíveis de utilização para uso particular. ( ) O uniforme de trabalho, caso exigido, permite alterações ou personificações como tinturas, rasgos, bordados de escudo de times de futebol, etc. ( ) O fac-símile é um aparelho obsoleto que era usado para o controle de entrada e saída dos funcionários. ( ) Ao realizar o atendimento público, a eficiência é algo necessário. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O( a) recepcionista tem por atribuições profissionais:
requisitar e controlar material de expediente necessário à
execução dos serviços, solicitando também a reprodução
de cópias.
Quando houver necessidade de o(a ) recepcionista requisitar
material de expediente, recomenda-se:
I. Certificar-se de que realmente existe a necessidade
de fazer a requisição.
II. Pedir exatamente o material de que se precisa
para o momento em que o material está
sendo requisitado.
III. Definir a quantidade necessária do material
para o referido uso.
IV. Registrar o departamento ou seção para onde
vai o material e o motivo do pedido feito.
V. Antecipar os pedidos de materiais por questão
de otimização do tempo de que dispõe o(a )
recepcionista em relação ao pronto atendimento
do requisitante.
Estão corretas:
Marque o procedimento incorreto, que caracteriza violação de correspondência (ato ilegal) para o trabalho do(a ) recepcionista.
O( a ) recepcionista tem por atribuição funcional, entre
muitas outras: controlar arquivo de documentos diversos
em sua área, catalogando, selecionando e codificando os
mesmos, mantendo-o atualizado.
Sobre “catalogação”, marque a afirmação incorreta.
Marque o que representa procedimento obrigatório do(a ) recepcionista em relação ao recebimento de correspondências, para evitar dúvida quanto à entrega ou mesmo extravio das mesmas.
Sobre o tópico: “Redigir correspondências e minutas simples, de acordo com solicitação do seu superior”, marque a afirmação incorreta. evitando-se rebuscamento que comprometam o sentido do teor discursivo do ato oficial que está sendo redigido.
São atribuições profissionais do(a ) recepcionista:
expedir e receber correspondências internas e
externas, conferindo, anotando e protocolando
quando necessário.
Marque os dados importantes que devem constar
em correspondências expedidas para que não ocorra
qualquer tipo de problema (ruído), como retorno
por falta de identificação de quem vai receber a correspondência.
Analise os dados do texto seguinte:
“São comunicações produzidas pelos membros
de uma organização, desde que requeridos
ou utilizados pelos administradores. Podem
ser uma simples carta ou memorando
ou, ainda, uma conferência, um quadro, um
gráfico, uma tabela. Se ocorrer em conversa,
ele será oral”.
Os dados do texto caracterizam:
Para facilitar o planejamento, organização e controle de compromissos, tarefas, reuniões e pagamentos utiliza-se
Hábitos que contribuem para a organização do trabalho são: