“Método de acesso a arquivos mais simples. As informações são processadas em ordem, um registro após o outro.
Essa modalidade de acesso é a mais comum, sendo usada, inclusive, por editores e compiladores." Trata-se do acesso
Na Administração Pública é comum a utilização do método alfabético de arquivamento de documentos. Considere a necessidade de arquivamento das pastas funcionais dos seguintes servidores:
1. Marcelo Araújo da Silva.
2. Pedro Alves Silva.
3. Mariana Cláudia Ribeiro.
4. Maryana Beatriz Ribeiro.
5. José Santos Neto.
6. Manuel Faria Soares.
7. Manoel Fonseca Soares.
Pelas regras de alfabetação, as pastas funcionais serão dispostas na seguinte ordem:
O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) considera uma sequência de organização por assunto. Ela deve contemplar: I – o agrupamento de documentos sob um mesmo tema, agilizando a recuperação e facilitando tarefas arquivísticas; II – a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso aos documentos; III – a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se referencial básico para sua recuperação; IV – o recebimento, a espécie e o destinatário dos documentos, destacando as atividades que o geraram; V – a codificação centesimal por assunto, que considera o agrupamento sob um mesmo tema. Quantos desses cinco itens estão corretamente indicados?
Observe a Tabela a seguir.
Os números da coluna B correspondem à utilização do método
Os métodos de arquivamento se caracterizam por uma sequência de operações para determinar como dispor os documentos. A respeito desses métodos, é correto afirmar que o método
No que se refere aos princípios, conceitos e legislação arquivística, julgue os itens a seguir.
A organicidade do arquivo produz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade.
Para a organização de arquivos, é importante ficar atento aos tipos de arquivamento, ou seja, à posição em que os documentos são dispostos. Existem somente dois tipos dessas posições, que são
De acordo com o elemento mais importante e frequentemente procurado, em cada caso, podemos organizar os fichários ou arquivos, exceto em:
A organização de arquivos, como de qualquer outro setor de uma instituição, pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. Estas fases são, respectivamente,
Assinale a alternativa que não apresenta um método de arquivamento.
Julgue o próximo item, relativo às unidades de medidas adotadas nos arquivos.
Na equação utilizada para a obtenção da metragem linear de um amontoado de documentos, considera-se a medida do comprimento do amontoado multiplicada pelas medidas da altura e da largura.
O setor responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos documentos de uma administração, podendo ou não assumir a centralização do armazenamento, é denominado arquivo:
A propósito do diagnóstico da situação arquivística e da realidade arquivística brasileiras, julgue os itens que se seguem.
Entre as dificuldades enfrentadas pelas instituições arquivísticas brasileiras, estão as limitações de recursos humanos e materiais.
O arquivamento é uma tarefa arquivística muito importante,
pois mais importante do que guardar (arquivar) é achar
rapidamente (recuperar as informações) no momento
desejado. Para se alcançar tais objetivos são utilizados vários
métodos de arquivamento, determinados pela natureza dos
documentos a serem arquivados e pela estrutura da
entidade. O método alfabético é utilizado desde que 0
elemento principal a ser considerado seja o nome. O
arquivamento de nomes obedece a regras de alfabetação.
Com relação às regras de alfabetação, assinale a alternativa
incorreta.