Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 193 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O método de arquivamento que separa os documentos

por assunto é denominado:

Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos

de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O método de arquivamento decimal é aplicado quando a

documentação é dividida em classes, conforme os assuntos,

partindo-se do gênero para a espécie e desta para os detalhes

da documentação.

Acerca da automação aplicada aos arquivos, julgue os itens

subsequentes.

A adoção de novas tecnologias, com a adoção de mecanismos

modernos, dispensa, em casos específicos, a organização

técnica do acervo.

Independente da Instituição em que se deseje trabalhar e do tipo de arquivo no qual se encontra este setor, deve-se, primeiramente, conhecer a empresa, identificando os diversos setores e a hierarquia, objetivando determinar os tipos de documentos e seu fluxo processual na organização. Neste contexto, o desenvolvimento deste reconhecimento está dividido em três fases, que são

Leia o texto abaixo.

A respeito do planejamento da construção ou adaptação de edifícios destinados a abrigar arquivos, analise as afirmativas abaixo.

I. Os depósitos para armazenamento dos documentos devem estar isolados das áreas de circulação de público; ter portas corta-fogo; e ter área máxima de 400 m².

II. Os materiais usados para construção e revestimento devem ser escolhidos por suas características de durabilidade, isolamento de calor e umidade.

III. As áreas e serviços destinados ao atendimento do público e de trabalho dos técnicos também devem respeitar as recomendações quanto ao emprego de materiais que não representem risco de incêndio ou outros acidentes.

Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS

Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos

de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O método geográfico de organização dos documentos é o do

sistema direto, que deve ser utilizado quando a procedência ou

o local for o principal elemento a ser considerado na busca de

um documento.

Sob a perspectiva da metodologia arquivística, a análise tipológica de documentos produzidos/recebidos/acumulados por determinada entidade requer o conhecimento prévio

São exemplos de métodos de classificação de acesso direto e indireto, respectivamente:

O arquivista recém contratado em uma instituição encontra um acervo arquivístico de fitas magnéticas de imagem em movimento em formato VHS e relatórios em pastas suspensas em arquivos de aço de 4 gavetas. Sua primeira tarefa deve ser quantificar esses dois materiais distintos. Ele deve proceder, respectivamente, para cada material:

Analise as assertivas abaixo

relacionadas à terminologia arquivística,

assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Arquivo corrente é o conjunto de

documentos, em tramitação ou não, que,

pelo seu valor primário, é objeto de

consultas frequentes pela entidade que o

produziu, a quem compete a sua

administração.

( ) Arquivo técnico é o arquivo com

predominância de documentos decorrentes

do exercício das atividades-meio de uma

instituição ou unidade administrativa.

( ) Fundo é o conjunto de documentos de uma

mesma proveniência, é
o termo que

equivale a arquivo.

( ) Catálogo é o instrumento de pesquisa

organizado segundo critérios temáticos,

cronológicos, onomásticos ou toponímicos,

reunindo a descrição individualizada de

documentos pertencentes a um ou mais

arquivos, de forma sumária ou analítica.

( ) Método duplex é o método de ordenação de

documentos que tem por eixo as letras do

alfabeto representadas por cores diferentes.

A ordem correta de preenchimento dos

parênteses, de cima para baixo, é:

Ao organizar e arquivar uma serie de documentos, ordenados por nome, assunto ou local, o sistema de classificação utilizado será:

Os métodos de arquivamento dicionário e enciclopédico são exemplos de métodos:

Quanto à gestão de documentos, a escolha do método de arquivamento deve considerar as características dos documentos a serem classificados, identificando o aspecto pelo qual o documento é mais frequentemente consultado. Selecione a alternativa cujo método apresentado não corresponde aos métodos básicos de arquivamento.

Os exemplos de códigos 45.59.20 e 7989/2002 são usados, respectivamente, nos seguintes métodos de classificação:

Quanto à gestão de documentos, selecione a alternativa correta para arquivar, por meio do método alfabético de arquivamento, em que se empregam as regras de alfabetação, os cinco documentos identificados abaixo:

1 - Cláudia Santa Cruz

2 - Paulo Vilas Boas

3 - Maria Souza Vasconcelos

4 - Emanuel de Souza Ferreira

5 - Juvenal da Silva Ferreira

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282