O método de arquivamento que separa os documentos
por assunto é denominado:
Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos
de arquivamento, julgue os itens a seguir.
O método de arquivamento decimal é aplicado quando a
documentação é dividida em classes, conforme os assuntos,
partindo-se do gênero para a espécie e desta para os detalhes
da documentação.
Acerca da automação aplicada aos arquivos, julgue os itens
subsequentes.
A adoção de novas tecnologias, com a adoção de mecanismos
modernos, dispensa, em casos específicos, a organização
técnica do acervo.
Independente da Instituição em que se deseje trabalhar e do tipo de arquivo no qual se encontra este setor, deve-se, primeiramente, conhecer a empresa, identificando os diversos setores e a hierarquia, objetivando determinar os tipos de documentos e seu fluxo processual na organização. Neste contexto, o desenvolvimento deste reconhecimento está dividido em três fases, que são
Leia o texto abaixo.
A respeito do planejamento da construção ou adaptação de edifícios destinados a abrigar arquivos, analise as afirmativas abaixo.
I. Os depósitos para armazenamento dos documentos devem estar isolados das áreas de circulação de público; ter portas corta-fogo; e ter área máxima de 400 m².
II. Os materiais usados para construção e revestimento devem ser escolhidos por suas características de durabilidade, isolamento de calor e umidade.
III. As áreas e serviços destinados ao atendimento do público e de trabalho dos técnicos também devem respeitar as recomendações quanto ao emprego de materiais que não representem risco de incêndio ou outros acidentes.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos
de arquivamento, julgue os itens a seguir.
O método geográfico de organização dos documentos é o do
sistema direto, que deve ser utilizado quando a procedência ou
o local for o principal elemento a ser considerado na busca de
um documento.
Sob a perspectiva da metodologia arquivística, a análise tipológica de documentos produzidos/recebidos/acumulados por determinada entidade requer o conhecimento prévio
São exemplos de métodos de classificação de acesso direto e indireto, respectivamente:
O arquivista recém contratado em uma instituição encontra um acervo arquivístico de fitas magnéticas de imagem em movimento em formato VHS e relatórios em pastas suspensas em arquivos de aço de 4 gavetas. Sua primeira tarefa deve ser quantificar esses dois materiais distintos. Ele deve proceder, respectivamente, para cada material:
Analise as assertivas abaixo
relacionadas à terminologia arquivística,
assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Arquivo corrente é o conjunto de
documentos, em tramitação ou não, que,
pelo seu valor primário, é objeto de
consultas frequentes pela entidade que o
produziu, a quem compete a sua
administração.
( ) Arquivo técnico é o arquivo com
predominância de documentos decorrentes
do exercício das atividades-meio de uma
instituição ou unidade administrativa.
( ) Fundo é o conjunto de documentos de uma
mesma proveniência, é
o termo que
equivale a arquivo.
( ) Catálogo é o instrumento de pesquisa
organizado segundo critérios temáticos,
cronológicos, onomásticos ou toponímicos,
reunindo a descrição individualizada de
documentos pertencentes a um ou mais
arquivos, de forma sumária ou analítica.
( ) Método duplex é o método de ordenação de
documentos que tem por eixo as letras do
alfabeto representadas por cores diferentes.
A ordem correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
Ao organizar e arquivar uma serie de documentos, ordenados por nome, assunto ou local, o sistema de classificação utilizado será:
Os métodos de arquivamento dicionário e enciclopédico são exemplos de métodos:
Quanto à gestão de documentos, a escolha do método de arquivamento deve considerar as características dos documentos a serem classificados, identificando o aspecto pelo qual o documento é mais frequentemente consultado. Selecione a alternativa cujo método apresentado não corresponde aos métodos básicos de arquivamento.
Os exemplos de códigos 45.59.20 e 7989/2002 são usados, respectivamente, nos seguintes métodos de classificação:
Quanto à gestão de documentos, selecione a alternativa correta para arquivar, por meio do método alfabético de arquivamento, em que se empregam as regras de alfabetação, os cinco documentos identificados abaixo:
1 - Cláudia Santa Cruz
2 - Paulo Vilas Boas
3 - Maria Souza Vasconcelos
4 - Emanuel de Souza Ferreira
5 - Juvenal da Silva Ferreira