A organização de arquivos, como de qualquer outro setor de uma insti tuição, pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. NÃO se caracteriza como uma das etapas da organização de arquivos:
O método de arquivamento ideográfico é uma das possibilidades de organização dos documentos de arquivo. Assinale a opção que identifica um método de arquivamento ideográfico.
Acerca do tratamento, guarda e recuperação de documentos, julgue os próximos itens.
As etapas de trabalho da organização de arquivos são levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento e implantação e, por fim, acompanhamento.
No que se refere à organização lógica e física de arquivos, julgue os itens subsequentes.
Flags são bits ou campos pequenos que controlam alguma característica específica dos arquivos. A flag de repositório archive, por exemplo, é um bit que controla se a cópia de segurança do arquivo foi gerada.
Em um país com dimensões continentais como o Brasil, é comum se encontrarem arquivos utilizando o método geográfico para a organização de seus documentos. Os seguintes documentos: I – Margareth Foucoult – Lyon – França; II – Roger Vadin – Paris – França; III – John Betters – Sidney – Austrália; IV – Mary Winter – Camberra – Austrália; V – José de Almeida – Rio de Janeiro – Brasil; VI – Marcos Andrade – Brasília – Brasil deverão ser organizados com base no método geográfico, sendo o país o principal elemento a ser considerado. A ordenação desses documentos deverá ser:
Dadas as condições de reduzidos orçamentos, os diretores de arquivos, geralmente, consideram algumas alternativas para a aplicação de recursos orçamentários em preservação. Qualquer procedimento que avalie os resultados alcançados com a adoção de medidas de preservação torna-se uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de estratégias de preservação. Uma dessas ferramentas quantifica o efeito dos fatores ambientais de temperatura e umidade relativa percentuais sobre a expectativa de vida útil para coleções em suporte papel. Esse método é conhecido como
Com relação à organização de documentos, considere as afirmativas a seguir.
I. A padronização dos métodos na organização e identificação de documentos evita esforços redobrados e agiliza a localização da informação no contexto do Sistema de Arquivos.
II. O acondicionamento adequado dos documentos protege-os contra danos físicos e condições ambientais adversas.
III. A organização de documentos é o instrumento de registro e controle dos documentos enviados ao Arquivo Geral para guarda intermediária.
IV. A organização de documentos é a representação gráfica (o mapa) da classificação dos documentos de uma instituição.
Assinale a alternativa correta.
Uma das dificuldades impostas ao campo arquivístico nas soluções baseadas no exame criterioso dos problemas, aplicando as metodologias e princípios estabelecidos, dependem
Arquivo é a designação de um conjunto de documentos acumulados e conservados por pessoas ou instituições para fins de prova ou informação. (MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.)
Para organizar um arquivo priorizando “nomes” deve-se seguir:
Para organizar um arquivo, é necessário conhecer a nomenclatura dos elementos que fazem parte dele. (MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.) Analise as expressões seguintes:
I. Acervo é o conjunto de documento de um arquivo.
II. Acesso é a possibilidade de consulta aos documentos de um arquivo.
III. Arquivista é o profissional de arquivo. Deve ter curso superior.
IV. Arquivologia é a ciência que trata dos arquivos públicos e suas especificações.
Marque SOMENTE a informações corretas.
Constituem métodos de arquivamento:
A sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido, é denominada:
De acordo com Janice Gonçalves, nenhum documento de arquivo pode ser plenamente compreendido quando isolado e fora dos quadros gerais de sua produção, isto é, sem o estabelecimento de seus vínculos orgânicos. Nessa medida é que, tanto da perspectiva de quem os organiza quanto da de quem os consulta, os documentos de arquivo devem ser incondicionalmente submetidos ao processo de
È muito importante organizar o arquivamento de documentos para facilitar o acesso do usuário. Assim, com um sistema de arquivamento já definido, a empresa ou órgão público deverá decidir sobre o método de arquivamento a ser usado: alfabético; numérico; alfanumérico.
(MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária.
Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.)
Marque o dado que não faz parte do método alfabético.
Qual o método de arquivamento mais adequado para permitir a abertura de mais classes à medida que novas atividades forem surgindo?