São princípios norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos:
Quanto ao Sistema Nacional de Educação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica, é correto afirmar:
A respeito do art. 13 da Lei 9.394/96, que trata das incumbências do Professor, assinale os itens abaixo:
Assinale a alternativa CORRETA:
O Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a educação básica obrigatória é "direito público subjetivo". Analisando o conceito, a fim de melhor aplica-lo no cotidiano escolar, é correto afirmar que:
A Lei 9.394/1996 – LDB, em seu Art. 36-C diz que a educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma integrada , concomitante ou subsequente. O Ifes oportuniza aos alunos a sua entrada na instituição a partir de processos seletivos. No caso dos cursos anteriormente citados, para o ingresso nestes é importante saber que:
De acordo com a legislação que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de
Sobre a temática da educação como direito de todos, assinale a alternativa incorreta.
Acerca do que prevêem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a estruturação dos cursos, orientada pela concepção de eixo tecnológico, implica considerar:
Assinale
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio entre os temas que devem ser abordados de maneira transversal dois deles são:
O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, tem como princípios e finalidades:
I. O aprimoramento do estudante como um ser de direitos, pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
II. A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.
III. A capacidade de aprendizagem e fixação dos conteúdos básicos de leitura, escrita e cálculo.
IV. Foco central nos processos de formação de leitura e escrita.
Estão corretas:
As Diretrizes Curriculares Nacionais ao discutirem o conceito de currículo apontam que “toda política curricular é uma política cultural”. Nesse sentido, na construção de uma proposta curricular é preciso refletir, EXCETO:
Sobre a organização da educação escolar, a LDB 9394/96, apresenta as atribuições do docente, dentre as quais temos:
Na psicogenética de Henri Wallon, conforme Taille et alii (1992), tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento, ocupa lugar central a dimensão
Nos termos do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. Conforme o disposto nesse mesmo artigo, as linguagens que constituirão o referido componente curricular são:
A Lei nº 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. O art. 1º da Lei diz que “a educação
abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida
familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições
de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações
da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Segundo a
lei, os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal
compreendem