A análise de rentabilidade objetiva avaliar se a organização aplica eficientemente os recursos financeiros providos por credores e acionistas. Um indicador muito utilizado nesse tipo de análise é o retorno sobre o patrimônio líquido. Esse indicador reflete
Com relação a processo decisório, descentralização e delegação, julgue o item subsecutivo.
Efeitos de status e diferenças culturais são barreiras à comunicação, interferindo em sua eficácia.
Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.
A gestão da qualidade total preconiza princípios e práticas que uma organização pode seguir para conhecer as necessidades dos clientes, executar as atividades certas e envidar esforços em prol da gestão de pessoas.
O PDCA é uma ferramenta de gestão, bastante difundida pelo movimento da Qualidade Total, e tem como objetivo a melhoria contínua.
Em relação a essa ferramenta, assinale a afirmativa correta.
Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.
Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é:
Uma indústria química bastante tradicional adotava departamentalização funcional, com foco no aproveitamento de economias de escala. Recentemente, a indústria passou por uma atualização da tecnologia de produção, com a compra de maquinário de última geração. A fim de explorar as vantagens econômicas da nova tecnologia do processo produtivo, uma consultoria externa foi contratada para realizar um trabalho de reengenharia e, entre outras mudanças, a indústria passou a adotar departamentalização por processo.
A departamentalização por processo tem, entre as suas desvantagens:
Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.
A liderança é melhor definida da seguinte forma:
Uma seguradora tem recebido muitas reclamações dos clientes em relação aos serviços prestados. O gerente de qualidade da empresa quer analisar as informações dos registros de reclamações para identificar os problemas mais frequentes, de forma a priorizar as ações para melhoria dos serviços da seguradora.
Uma ferramenta adequada para isso seria:
À medida que os administradores vão ocupando cargos nos diferentes níveis organizacionais, a importância relativa das habilidades necessárias ao desempenho adequado de seus papéis vai mudando.
No nível operacional são mais relevantes as habilidades:
O diretor da área comercial de uma empresa quer que os vendedores tenham maior autonomia de decisão, como forma de responder às variadas demandas dos clientes. Ele acredita que a descentralização nas decisões dará maior rapidez na resposta aos clientes e também maior motivação aos vendedores.
No entanto, a descentralização também tem desvantagens, entre elas:
Assinale a alternativa correta.
Sobre o papel da comunicação no gerenciamento de crises organizacionais, considere as seguintes afirmativas:
1.A comunicação deve ser usada para manter a imagem positiva da organização, omitindo eventuais falhas no processo que resultou na crise.
2.Gerenciar crises de comunicação é estruturar um plano de contingência para situações especiais.
3.Escolher pessoas que possam responder rapidamente e de maneira eficiente à gestão do problema é uma atitude proativa.
4.É uma atividade preventiva e corretiva.
Assinale a alternativa correta.
O gerente de um comércio de autopeças está organizando a logística de entrega de um pedido especial a um cliente e ordena que um de seus subordinados busque uma caixa de ferramentas que se encontra no cômodo ao lado, o que é prontamente atendido. Na situação narrada, que tipo de autoridade está sendo empregado na relação entre gerente e subordinado?
Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.
( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.
( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.
( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.
( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
As forças competitivas propostas por Michael Porter são amplamente observadas na literatura de Administração Estratégica. A força ou as forças competitivas mais fortes determinam a lucratividade de uma indústria e por isso são de grande importância para a formulação da estratégia. Evidentemente, forças diferentes destacam-se ao moldar a concorrência em cada indústria. Cada setor tem uma estrutura implícita, ou um conjunto de características fundamentais, econômicas e técnicas, que dão origem a essas forças competitivas. São forças competitivas, conforme o modelo de Porter, EXCETO: