São vantagens e fatores condicionantes da participação nos lucros e nos resultados:
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
A satisfação no trabalho é um resultado do ambiente organizacional sobre a saúde do trabalhador, determinada prioritariamente por características pessoais dos trabalhadores, pelo ambiente físico e pela estrutura das organizações.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
No início do século XX, era possível relacionar a qualidade à ausência de defeitos e à uniformidade na produção.
No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, aos níveis e às habilidades das equipes, à autoridade, à delegação e à descentralização, julgue o item subsequente.
A centralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização.
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
As reuniões somente devem ser realizadas quando realmente forem necessárias, evitando-se a sua realização apenas por hábito.
A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.
A liderança carismática acontece quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas por causa da influência de sua personalidade e liderança, com as quais se identificam.
Acerca da definição e das atitudes em relação ao planejamento, à ética, à responsabilidade social e ao atendimento ao público, julgue o seguinte item.
O planejamento estratégico é o mais amplo e abrange toda a organização, embora seja definido por sua cúpula (no nível institucional).
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o seguinte item.
Na estrutura linear, as decisões são mais democráticas e o poder é descentralizado, o que caracteriza uma gestão mais participativa.
A Era do controle estatístico da qualidade ocorreu nos anos 1930 e 1940 e foi marcada pela introdução da estatística no controle da qualidade. Tal mudança ocasionou uma evolução significativa na qualidade dos produtos que eram fabricados naquela época e na própria gestão empresarial e industrial. A figura mais importante nesse período foi Walther Shewhart (1891‐1967), criador do Controle Estatístico de Processos (CEP) e da ferramenta de gestão denominada de
A Administração científica proposta por Taylor buscou solucionar os problemas das organizações por meio da ênfase nas tarefas. Apesar da contribuição inegável para a Administração, várias são as críticas à Administração Científica, dentre as quais uma pode ser vista no filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin que, de forma satirizada, retrata o operário e a vivência na execução de tarefas simples, fragmentadas e repetitivas. Este contexto está relacionado à seguinte apreciação crítica da Administração Científica:
As habilidades necessárias ao desempenho das atividades do administrador e que são mais importantes quando se ascende ao nível institucional e que estão relacionadas à compreensão da complexidade organizacional e ao ajustamento do comportamento das pessoas aos objetivos das organizações são as denominadas habilidades:
A capacidade de influenciar pessoas, exercida por meio do processo de comunicação e que visa atingir um ou mais objetivos, refere-se ao conceito de:
Entre os diferentes tipos de estruturas organizacionais abordados pela literatura, a denominada estrutura matricial diverge da estrutura divisional em alguns aspectos, entre os quais, notadamente, pela existência de
A valorização da saúde e do emprego saudável, a consequente emergência do conceito de qualidade de vida no trabalho, a redução da importância dos sindicatos e a valorização da negociação interna entre empresa e colaboradores, a valorização da empresa social e ambientalmente responsável e a emergência do conceito de administração participativa são