Assinale a alternativa que identifica corretamente a unidade administrativa encarregada do recebimento, classificação, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, avulsos ou processos.
A função que objetiva conferir racionalidade à criação ou origem dos documentos de arquivo, de forma a padronizá-los, segundo o objetivo para o qual foi criado, é denominada
O curso do documento desde a própria produção ou recepção até o cumprimento da respectiva função administrativa é denominado
Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos.
É objetivo da gestão de documentos assegurar a disponibilidade da informação documental para o governo e para os cidadãos.
Os documentos podem ser classificados, entre outras formas, de acordo com o grau de sigilo. De acordo com essa classificação relacione a definição apresentada na coluna 1 com a nomenclatura correspondente na coluna 2 (FREIBERGER, Zélia. Gestão de Documentos e Arquivística, 2012):
Assinale a alternativa correta:
No que tange aos princípios, aos conceitos e à legislação da arquivística e à gestão, ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental nem transferidos para o exterior.
Acerca dos princípios e conceitos da arquivologia e da legislação arquivística, julgue o item que se segue.
A gestão e o recolhimento dos documentos acumulados pelos arquivos estaduais são de responsabilidade do Arquivo Nacional.
A respeito de gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O curso do documento, desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa, é denominado distribuição.
Acerca da tabela de temporalidade, julgue o item seguinte.
São duas as possíveis destinações dos documentos: a guarda permanente ou a eliminação.
Quanto aos arquivos e à sua documentação, julgue o item a seguir.
A etapa de planejamento deve ocorrer de forma prévia à etapa de análise dos documentos.
Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos.
A produção, a utilização e a destinação dos documentos são as três fases básicas da gestão de documentos.
Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos.
A gestão de documentos deve ser feita nas três idades documentais.
A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.
A devida implantação das normas legais sobre políticas de acesso aos documentos de arquivo em níveis federal, estadual ou municipal exige respaldo em políticas arquivísticas institucionais.
De acordo com o Manual de gestão documental do Poder Judiciário, do Proname, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça em 2011, o critério de estratificação a ser aplicado aos processos, para efeitos de amostra estatística representativa, deve considerar
A designação de responsabilidades é um dos fatores que garantem o êxito da gestão arquivística de documentos. As autoridades responsáveis terão o dever de assegurar o cumprimento das normas e dos procedimentos previstos no programa de gestão. Nesse sentido, os responsáveis pelo planejamento e implantação do programa de gestão arquivística, assim como pela avaliação e controle dos trabalhos executados no âmbito do programa e pela disseminação das técnicas e da cultura arquivística, são os