Acerca da elaboração de contratos e da gestão de arquivos e documentos, julgue o item a seguir.
Depois de digitalizados, os documentos permanentes de interesse público devem ter seus originais descartados.
Em artigo publicado em 2006 sobre “A teoria dos arquivos e a gestão de documentos", Ana Márcia Lutterbach Rodrigues afirma que o próprio resultado da missão [da instituição] muitas vezes torna-se documento do arquivo quando lhe é dado, pelo produtor, o caráter de amostra ou modelo para futuras ações. Como exemplo, pode-se citar os livros de uma editora ou os produtos de uma indústria de bens de consumo não perecíveis. A literatura arquivística não discute esses documentos, mas os arquivistas, de maneira geral, entendem que, a partir do momento em que o produtor do arquivo atribui valor de referência a itens que se originaram na realização da sua missão, esses itens tornam-se documentos do seu arquivo. A autora refere-se a
A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item.
A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo.
Construído em torno de 4 eixos - o da gestão documental, do probatório, do transacional e do identitário -, o modelo do records continuum, desenvolvido na Austrália por Frank Upward, engloba quatro dimensões, expressas pelas atividades de
Acerca das noções de arquivologia, julgue o item que se segue.
O resultado prático da função arquivística chamado de avaliação de documentos é o instrumento de pesquisa.
O controle sobre a produção documental e a racionalização de seu fluxo, por meio da aplicação de modernas técnicas e recursos tecnológicos, visando à melhoria dos serviços arquivísticos, resgatando a função social que os arquivos devem ter e garantindo o cumprimento dos direitos de cidadania, são objetivos de um(a)
A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O protocolo faz a distribuição dos documentos ao arquivo intermediário para que eles possam receber despachos.
De acordo com Belloto, arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus têm responsabilidades no processo de recuperação da informação, em benefício da divulgação científica, tecnológica, cultural e social, bem como do testemunho jurídico e histórico. No entanto possuem fronteiras bem definidas e suas características não devem ser confundidas. Assinale a alternativa que apresenta características exclusivas de Arquivo em relação à entrada de documentos e ao processamento técnico.
Considerando os procedimentos estabelecidos para formação de processo, assinale a alternativa que corresponde à retirada de folhas/documentos do processo de forma definitiva, mediante justificativa, quando houver interesse do órgão ou entidade ou a pedido do interessado.
Em qual fase básica da gestão documental são definidas as normas de acesso às informações, tais como procedimentos de consulta e empréstimos de documentos?
No que tange aos princípios, aos conceitos e à legislação da arquivística e à gestão, ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
Na etapa de registro, os documentos recebidos no protocolo são transformados em processos, com a atribuição de um número específico.
No que tange aos princípios, aos conceitos e à legislação da arquivística e à gestão, ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
O processo de juntada de documentos antecedentes é denominado de apensação.
A documentação pode ter diferentes naturezas em função de sua organização, utilidade e finalidade. Assinale a alternativa que INCORRETAMENTE trata deste assunto.
A Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Analise as afirmações referentes à gestão de documentos apresentadas abaixo e, em seguida, marque a alternativa em que são indicadas apenas as afirmações corretas.
I. Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
II. Os documentos públicos são identificados como correntes, intermitentes e provisórios.
III. A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.
IV. Ficará sujeito apenas à responsabilidade administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerados como de interesse público e social.
Dentro do conceito de gestão de documentos, sobre os tipos de arquivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Arquivo corrente é o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, por seu valor primário, é objeto de consulta frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e ao qual compete sua administração.
( ) Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes com uso muito frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e que aguarda eliminação.
( ) Arquivo permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor secundário.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.