Sobre a gestão de documentos, analise as assertivas a seguir.
I. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é um dos recursos fundamentais utilizados por uma instituição, a fim de garantir a eficiência na gestão de seu acervo documental.
II. Além de ter como principal vantagem a economia de tempo, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) proporciona o aumento da segurança dos documentos, minimiza perdas e facilita o acesso e o compartilhamento das informações.
III. A tabela de temporalidade é um instrumento auxiliar na gestão de documentos, que determina prazos e condições de guarda, de acordo com o que a legislação determina.
IV. A gestão de documentos é dividida em três fases básicas, a saber: produção de documentos; utilização de documentos; e, destinação de documentos.
Está correto o que se afirma em
A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.
A implementação de programas de gestão de documentos pode ser constatada verificando-se se o órgão aplica planos ou códigos de classificação e tabelas de temporalidade e possui política arquivística institucional
Quanto às fases da gestão documental, assinale a alternativa correta.
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
O prazo de guarda dos documentos nos arquivos correntes é estimado em anos.
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
O processo de avaliação determina os prazos de guarda e a destinação final dos documentos.
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
Todo documento é registrado no setor de protocolo, independentemente de serem ostensivos, sigilosos ou
particulares.
Examine as funções abaixo:
I - Garantir a preservação de documentos e informações importantes.
II - Otimizar o processo de busca por informações
III - Evitar acúmulo desnecessário de dados digitais ou em papel.
IV – Organizar dados e informações de forma eficiente.
A alternativa que traz, de forma CORRETA e COMPLETA, todas as funções pertinentes a um programa de arquivologia é:
“Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente ou intermediária,
visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”. (Artigo 3o Lei no 8.159/91).
Assinale a alternativa de que trata o texto.
Analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Programas de documentação e organização de arquivos que são bem implantados trazem diversos benefícios a uma organização pública, sendo essenciais para as mesmas. Todas as alternativas abaixo trazem alguns destes benefícios, com EXCEÇÃO da alternativa:
Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente (Lei de Arquivos nº 8.159/1991).
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Acerca da importância da implementação dos programas de gestão de documentos, assinale a alternativa incorreta.
Na gestão de documentos, a elaboração e criação de documentos ocorre na fase de:
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
A classificação dos documentos de arquivo deve levar em conta a espécie documental.