Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item
Documentos oficiais de órgãos públicos podem ser eliminados após a microfilmagem, desde que não sejam de guarda permanente ou de valor histórico e haja previsão na tabela de temporalidade do órgão.
Quanto à gestão, à classificação e ao arquivamento de documentos, julgue o item
A criação ou extinção de modelos e formulários faz parte da fase de utilização de documentos da gestão documental.
Um dos principais métodos de arquivamento é o alfabético. Esse método é um dos mais usados nas empresas por apresentar o benefício de ser muito simples e rápido. O elemento principal levado em consideração nesse esquema é o nome. Já o método numérico cronológico é caracterizado quando:
Sobre noções básicas de administração, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“_____ define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados. _____ analisa os resultados obtidos verificando se estão de acordo com os planejados. O planejamento _____ se baseia no estabelecimento de metas, objetivos e políticas, e no desenvolvimento de missão, valores e visão da organização.”
Analise as frases abaixo sobre segurança no trabalho.
1. Não operar equipamento para o qual não tenha sido treinado.
2. Não burlar ou dispensar o uso de equipamentos de segurança.
3. Seguir com rigor as instruções de segurança.
4. Relatar toda e qualquer situação de risco identificada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
O Manual de Redação Oficial da Presidência da República afirma que “A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua”. Entretanto alguns atributos são necessários para assegurar o cumprimento de seus objetivos.
Assinale a alternativa que relaciona elementos importantes para a redação oficial.
Em relação aos sistemas e métodos de arquivamento, assinale a alternativa incorreta.
Dentro do contexto de Arquivamento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) “Se os documentos/processos estiverem acondicionados em caixas, deve-se abrir as caixas e retirá-los.” Trata-se de uma rotina de recebimento de documentos para arquivamento.
( ) A classificação e o arquivamento de documentos baseados no assunto/conteúdo dificultam a recuperação do contexto original da informação e retardam a etapa de avaliação para eliminação, transferência ou recolhimento.
( ) A forma mais recomendada para arquivamento é a utilização de miolos, que são pastas de cartolina (capa de processo) utilizada dentro da pasta suspensa ou caixas-arquivo, como um encarte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os arquivos que contém documentos de uso constante são chamados de:
A respeito das atividades dos arquivos correntes sobre protocolo assinale a alternativa CORRETA:
Uma instituição de ensino e pesquisa tem seu arquivo com a seguinte classificação, em método decimal:
000 Administração Geral
100 Cursos
200 Pesquisas
210 Psicologia
Utilizando-se o método duplex, a numeração seria:
O setor de protocolo está relacionado às atividades de entrada, saída e controle dos documentos. Assinale a alternativa que corresponde a uma de suas atividades.
Conhecer e aplicar a Tabela de Temporalidade de Documentos é importante na gestão de documentos. Em relação aos prazos de guarda dos documentos, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“Os boletins administrativos, de pessoal e de serviço devem ser guardados por ____. As obrigações trabalhistas e estatutárias devem ser guardadas por _____. Documentos relativos a sindicatos, acordos e dissídios devem ser guardados por _____.”
O método de arquivamento utilizado para guardar um documento deve considerar as características, identificando o aspecto pelo qual o documento é consultado. De acordo com essa informação, assinale a alternativa correta.
Alberto está criando seu controle de gastos pessoais em uma planilha eletrônica e deseja saber o total das despesas. Assinale a alternativa correta que indica qual função do MS Excel 2016 (versão em português, configuração padrão), retorna o total de gastos pessoais de Alberto.