Assinale a opção correta, acerca do arquivamento de documentos.
Atenção: Sobre a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que possam produzir os mesmos efeitos legais dos documentos originais, responda às questões de números 56 e 57.
Quanto à resolução mínima, recomendam-se.
Quando se tomam por unidade de descrição conjuntos de documentos de um mesmo tipo, considera-se que a abordagem é
O trecho de um instrumento de gestão exposto acima constitui um exemplo de:
Documentos privados assumem o status de documentos de interesse público e social
É possível acrescentar informação a um elemento descritivo, a fim de facilitar a identificação, a compreensão e o uso de um registro de autoridade. Segundo a ISAAR (CPF) − Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias, tal informação funciona como
A complexidade da estrutura hierárquica de muitos organismos, aliada às alterações em suas competências ao longo do tempo, tornam particularmente penosa, segundo Michel Duchein, a tarefa de identificar
Indolfo (2012) elucida que a avaliação é usada em várias situações do cotidiano, em que se avaliam as possibilidades, condições, coisas, atributos, pessoas, conferindo-lhes valores para a direção de escolhas, ações, preferências ou prioridades. Com base na avaliação documental, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação aos procedimentos de arquivologia, julgue o item.
A fase corrente será composta pelos arquivos setoriais, localizados nos próprios setores que produzem os documentos, e pelo arquivo central, também chamado de arquivo geral, que estará localizado próximo aos setores.
Ao caracterizar os usuários dos arquivos, Carlos Blaya Perez os divide nas seguintes categorias:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.
Em uma Delegacia, por tratar de informações sensíveis à vida dos cidadãos, é imprescindível que haja mecanismos que permitam controlar a tramitação dos documentos de forma que seja possível acompanhar seus andamentos evitando possíveis perdas de documentos durante a resolução de cada caso. Essa atividade de controle é chamada de protocolo e deve ocorrer EXCLUSIVAMENTE na fase _______________________ do ciclo de vida dos documentos.
Os documentos relativos à execução de uma obra contratada para o reparo das instalações do escritório, durante o andamento da obra, encontram-se em sua:
Documentos, de acordo com a especificidade do seu material, devem ser preservados em mobiliários adequados.
Para arquivar documentos textuais em idade corrente, discos e cartazes, devem ser usados, respectivamente:
“O componente do acervo é essencial para garantir direitos do cidadão resguardados por lei”. De acordo com o manual Gerenciamento de riscos: do planejamento à execução, publicado em 2019, tal atributo, quando associado aos documentos de um arquivo, corresponde ao chamado valor
A técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um documento, para fins de acesso ou manutenção dos dados, é a