Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 391 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale a opção correta, acerca do arquivamento de documentos.

Atenção: Sobre a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que possam produzir os mesmos efeitos legais dos documentos originais, responda às questões de números 56 e 57.

Quanto à resolução mínima, recomendam-se.

Quando se tomam por unidade de descrição conjuntos de documentos de um mesmo tipo, considera-se que a abordagem é

O trecho de um instrumento de gestão exposto acima constitui um exemplo de:

Documentos privados assumem o status de documentos de interesse público e social

É possível acrescentar informação a um elemento descritivo, a fim de facilitar a identificação, a compreensão e o uso de um registro de autoridade. Segundo a ISAAR (CPF) − Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias, tal informação funciona como

A complexidade da estrutura hierárquica de muitos organismos, aliada às alterações em suas competências ao longo do tempo, tornam particularmente penosa, segundo Michel Duchein, a tarefa de identificar

Indolfo (2012) elucida que a avaliação é usada em várias situações do cotidiano, em que se avaliam as possibilidades, condições, coisas, atributos, pessoas, conferindo-lhes valores para a direção de escolhas, ações, preferências ou prioridades. Com base na avaliação documental, assinale a alternativa INCORRETA. 

Com relação aos procedimentos de arquivologia, julgue o item.

A fase corrente será composta pelos arquivos setoriais, localizados nos próprios setores que produzem os documentos, e pelo arquivo central, também chamado de arquivo geral, que estará localizado próximo aos setores.  

Ao caracterizar os usuários dos arquivos, Carlos Blaya Perez os divide nas seguintes categorias:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.

Em uma Delegacia, por tratar de informações sensíveis à vida dos cidadãos, é imprescindível que haja mecanismos que permitam controlar a tramitação dos documentos de forma que seja possível acompanhar seus andamentos evitando possíveis perdas de documentos durante a resolução de cada caso. Essa atividade de controle é chamada de protocolo e deve ocorrer EXCLUSIVAMENTE na fase _______________________ do ciclo de vida dos documentos. 

Os documentos relativos à execução de uma obra contratada para o reparo das instalações do escritório, durante o andamento da obra, encontram-se em sua:

Documentos, de acordo com a especificidade do seu material, devem ser preservados em mobiliários adequados.

Para arquivar documentos textuais em idade corrente, discos e cartazes, devem ser usados, respectivamente:

“O componente do acervo é essencial para garantir direitos do cidadão resguardados por lei”. De acordo com o manual Gerenciamento de riscos: do planejamento à execução, publicado em 2019, tal atributo, quando associado aos documentos de um arquivo, corresponde ao chamado valor

A técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um documento, para fins de acesso ou manutenção dos dados, é a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282