Um comportamento de interferência ativa ou passiva realizado por pelo menos uma das partes sem qualquer dissimulação caracteriza um conflito de nível de gravidade
Consiste em uma característica da barganha distributiva:
É essencial que as empresas tenham pessoas dotadas
de capacidade para “administrar conflitos” e evitar que
o ambiente organizacional possa ser influenciado
negativamente. Esta importância se dá pelo fato de que
o ambiente de trabalho é composto por pessoas de
diferentes personalidades, culturas e interesses
pessoais/profissionais que, em determinadas
circunstâncias, podem ser conflitantes e se
transformam em fatores desencadeadores de conflitos.
Sobre os “efeitos negativos” do conflito para o
ambiente organizacional incluem-se, EXCETO:
Os conflitos organizacionais podem ser solucionados através das abordagens estrutural, de processo e mista. Assinale a alternativa que apresenta uma maneira de administrar o conflito segundo a abordagem de processo.
Quando a interação deixa de existir e as partes (ou uma delas) passam dos limites, acontece o conflito. É INCORRETO afirmar que os conflitos podem ser:
A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem
O estilo fundamentado na competição — voltado à solução de conflitos no trabalho — incentiva a predominância de comportamentos orientados à acomodação das outras partes e à construção da controvérsia.
Acerca das funções e dos objetivos básicos da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
Na moderna gestão de pessoas, para evitar a recorrência de conflitos entre os gerentes de recursos humanos e os gerentes de linha, as atividades e as decisões devem ser centralizadas em uma unidade organizacional especializada.
Em determinada instituição há 2 setores que, geralmente, encontram-se em conflito. No último conflito, eles conseguiram concluir com satisfação plena seus interesses. Essa situação caracteriza o estilo de administração de conflitos denominado
A ocorrência de conflitos nas organizações é um fenômeno de ocorrência recorrente. Quanto à forma de lidar com os conflitos, assinale a opção correta.
*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à questão.
É correto afirmar que
Conflito é o processo resultante de uma pessoa ou um grupo de pessoas perceber que uma outra está impedindo, ou se encontra em vias de impedir, uma ação importante. Ele envolve incompatibilidade entre as partes, que culminam em interferência ou oposição. A gestão de conflitos significa a administração das divergências. Sobre os estilos de gestão de conflitos, analise as proposições abaixo:
I. O estilo de abstenção funciona melhor quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é mais importante do que outros para cada lado, enfim, quando manter a harmonia é o mais importante.
II. O estilo de competição é utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta em ações importantes ou impopulares, durante as quais a urgência ou a emergência se torna necessária ou indispensável.
III. O estilo de colaboração habilita ambas as partes a ganhar, enquanto se utiliza uma substancial parcela de negociação e de intercâmbio, ou seja, é importante quando o compromisso de ambos os lados requer consenso.
IV. O estilo de transigência é apropriado quando os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo.
V. O estilo de acomodação é apropriado quando um assunto é trivial, quando não existe nenhuma possibilidade de ganhar ou quando desentendimento pode ser muito oneroso.
Estão CORRETAS apenas:
Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental.
Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Os modelos normativos de gestão de pessoas tendem a evitar os conflitos nas relações entre indivíduos e organizações por considerarem que ambas as partes compartilham os mesmos objetivos e interesses.
Conforme Chiavenato, conflitos são interferências deliberadas que, de forma ativa ou passiva, buscam impedir que outrem alcance seus objetivos nas organizações. São causas comuns de conflito nas organizações, EXCETO:
O gerente de um departamento regional decidiu solucionar um conflito ao realizar o reagrupamento dos indivíduos nas equipes de vendas, de maneira que os grupos conflitantes se tornassem apenas uma pequena parte da unidade maior.
O caso envolveu uma abordagem ligada à pratica de