Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 107 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à questão.

É correto afirmar que

Conflito é o processo resultante de uma pessoa ou um grupo de pessoas perceber que uma outra está impedindo, ou se encontra em vias de impedir, uma ação importante. Ele envolve incompatibilidade entre as partes, que culminam em interferência ou oposição. A gestão de conflitos significa a administração das divergências. Sobre os estilos de gestão de conflitos, analise as proposições abaixo:

I. O estilo de abstenção funciona melhor quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é mais importante do que outros para cada lado, enfim, quando manter a harmonia é o mais importante.
II. O estilo de competição é utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta em ações importantes ou impopulares, durante as quais a urgência ou a emergência se torna necessária ou indispensável.
III. O estilo de colaboração habilita ambas as partes a ganhar, enquanto se utiliza uma substancial parcela de negociação e de intercâmbio, ou seja, é importante quando o compromisso de ambos os lados requer consenso.
IV. O estilo de transigência é apropriado quando os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo.
V. O estilo de acomodação é apropriado quando um assunto é trivial, quando não existe nenhuma possibilidade de ganhar ou quando desentendimento pode ser muito oneroso.

Estão CORRETAS apenas:

Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Na teoria da expectativa, quando uma pessoa atribui valor a algo que deseja, tem-se a probabilidade subjetiva ou a expectância de alcançar algo valoroso mediante esforço comportamental.

Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Os modelos normativos de gestão de pessoas tendem a evitar os conflitos nas relações entre indivíduos e organizações por considerarem que ambas as partes compartilham os mesmos objetivos e interesses.

Conforme Chiavenato, conflitos são interferências deliberadas que, de forma ativa ou passiva, buscam impedir que outrem alcance seus objetivos nas organizações. São causas comuns de conflito nas organizações, EXCETO:

O gerente de um departamento regional decidiu solucionar um conflito ao realizar o reagrupamento dos indivíduos nas equipes de vendas, de maneira que os grupos conflitantes se tornassem apenas uma pequena parte da unidade maior.



O caso envolveu uma abordagem ligada à pratica de

Os conflitos são comuns no cotidiano organizacional. Adotar e saber os vários estilos para administrá–los, conhecendo os seus antecedentes e os efeitos, é condição básica para qualquer gestor. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue

os itens que se seguem.

A incivilidade no trabalho é exemplo de conflito interpessoal baseado nas características de personalidade por haver oposição entre as pessoas devido a antagonismo ou antipatia.

Autores da área de Administração de Empresas e da Psicologia abordam, em suas obras, condições antecedentes dos conflitos. Nessa questão, serão abordadas quatro condições: ambiguidade de papel, objetivos concorrentes, recursos compartilhados e interdependência de atividades. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É condição antecedente de conflito a ambiguidade de papel quando expectativas pouco claras e confusas aumentam a probabilidade das pessoas sentirem que estão trabalhando para propósitos incompatíveis.
( ) É condição antecedente de conflito os objetivos concorrentes quando a percepção de que os grupos da organização têm interesses, objetivos, linguagem e maneiras diferentes.
( ) É condição antecedente de conflito os objetivos concorrentes quando a noção do funcionário de que os seus objetivos pessoais são incompatíveis com os objetivos organizacionais.
( ) É condição antecedente de conflito a interdependência de atividades quando um grupo de pessoas dependem uns dos outros para desempenhar suas atividades e alcançar seus objetivos.

Vários autores afirmam que as diferenças de objetivos e interesses pessoais acabam por produzir conflito e que podem ocorrer em níveis de gravidade distintos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Leia o enunciado a seguir e preencha as lacunas respectivamente com uma das opções dadas abaixo:
As estratégias de _________________ têm como objetivo manter níveis razoáveis de____________________, de forma a estimular os processos organizacionais como a criatividade e a aprendizagem organizacional.

Muitas empresas e corporações que agregam profissionais possuem um Código de Ética, que regula a atividade profissional. Em geral, um Código de Ética Profissional regula os direitos e deveres dos profissionais que atuam no ramo de atividade abrangido pelo Código, prevendo punições para aqueles que cometerem faltas previstas no referido documento. As seguintes afirmações estão corretas, com exceção de uma. Qual?

Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue

os itens que se seguem.

Acordos, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva são resultados esperados dos conflitos interpessoais nas organizações, a menos que tais conflitos sejam disfuncionais ou intencionais.

Em uma situação de conflito no trabalho, há pessoas que atuam de modo a satisfazer seus próprios interesses, sem considerar os interesses das demais pessoas envolvidas no conflito. Essa situação caracteriza um estilo comportamental

Uma escola de pensamento argumenta que o conflito deve ser evitado a todo custo. Outra propõe que o conflito não só é uma força positiva no grupo, mas que certo grau de conflito é absolutamente necessário para que um grupo tenha um desempenho eficiente. O que os fatos nos mostram é que o conflito pode gerar resultados positivos e negativos. A esse respeito, analise as assertivas abaixo.

I. Um resultado negativo do conflito é sua utilização para chamar a atenção para os problemas existentes.
II. Um resultado positivo do conflito é que grande parte da energia criada pelo conflito é dirigida e utilizada nele mesmo.
III. Para solucionar um conflito, durante muito tempo, utilizou–se a estratégia chamada de Arbitragem, no entanto, essa se mostrou apenas com resultados negativos e, hoje, não mais é adotada.
IV. Quando a cooperação é substituída por comportamentos que minimizam os relacionamentos existentes entre pessoas e grupos e colocam interesses pessoais acima dos coletivos, pode–se considerar isso como um resultado negativo do conflito.

É correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282