Uma causa frequente de conflitos nas organizações é
Com relação à análise e ao desenvolvimento organizacional, julgue
os itens a seguir.
Uma das formas de se estimular o conflito no ambiente de trabalho é a chefia utilizar sua autoridade formal e comunicar seu desejo às partes envolvidas.
A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento
de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Considere a seguinte situação hipotética. Determinada organização pública decidiu adotar a prática de outsourcing para os serviços de limpeza de suas unidades. O responsável pela empresa contratada, por definição de Carlos, servidor ocupante do cargo de gestor de patrimônio, será o supervisor da qualidade dos serviços definidos. A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos, que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades. Nessa situação, o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
Nas organizações, cabe à área de recursos humanos garantir o equilíbrio nas relações entre os funcionários e a organização, e sua ação envolve o gerenciamento de potenciais conflitos, do que é exemplo a percepção negativa de funcionários que não são recompensados de forma compatível com o seu trabalho na organização.
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.
O diretor que busca reduzir o nível do conflito com uma reação cooperativa está adotando uma abordagem processual.
Julgue os itens que se seguem, acerca de administração financeira,
de recursos humanos e de material.
A busca da flexibilidade, a gestão dos conflitos e a gestão das mudanças estão entre as preocupações fundamentais das organizações que visam à vantagem competitiva.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
Aquele que utiliza a estratégia da acomodação para gerenciar conflitos satisfaz os interesses do outro em detrimento dos próprios interesses.
Com relação ao trabalho em equipe, assinale a opção correta.
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.
O diretor que propõe uma reunião de confrontação visando sanear um conflito está adotando uma abordagem estrutural.
A respeito da gestão de conflitos, analise as afirmativas a seguir.
I. O estilo de abstenção prevê uma postura não-assertiva e não-cooperativa.
II. O estilo de transigência reflete uma moderada porção de cooperação.
III. O estilo de acomodação reflete um alto grau de cooperação.
Assinale:
Com relação aos estilos e técnicas de gestão de conflitos, analise as afirmativas a seguir.
I. A desescalonização procura mitigar conflitos ao encorajar atitudes cooperativas entre as partes.
II. O estilo de abstenção é sugerido quando um assunto é trivial ou o desentendimento é muito oneroso.
III. A abordagem estrutural faz uso dos sistemas de recompensas como mecanismo de gestão de conflitos.
Assinale:
Em relação à abordagem quanto à administração de conflitos, marque o item que apresenta as três abordagens à disposição do gerente.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
A estratégia de evitar o conflito é a melhor maneira de garantir o "ganha-ganha" quando uma das partes não quer negociar.
Julgue os itens que se seguem, a respeito dos grupos e equipes de trabalho.
Segundo Edgar Schein, o grupo que toma decisão embasada no método decisão por ausência de reação é dominado por duas ou três pessoas e não recebe muitas opções de escolha para decidir.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
Em situações vitais para o bem-estar da organização, a competição é a estratégia mais adequada para o gerenciamento de conflito no caso de uma das partes saber que está com razão.