Os conflitos são comuns no cotidiano organizacional. Adotar e saber os vários estilos para administrá–los, conhecendo os seus antecedentes e os efeitos, é condição básica para qualquer gestor. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue
os itens que se seguem.
A incivilidade no trabalho é exemplo de conflito interpessoal baseado nas características de personalidade por haver oposição entre as pessoas devido a antagonismo ou antipatia.
Autores da área de Administração de Empresas e da Psicologia abordam, em suas obras, condições antecedentes dos conflitos. Nessa questão, serão abordadas quatro condições: ambiguidade de papel, objetivos concorrentes, recursos compartilhados e interdependência de atividades. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É condição antecedente de conflito a ambiguidade de papel quando expectativas pouco claras e confusas aumentam a probabilidade das pessoas sentirem que estão trabalhando para propósitos incompatíveis.
( ) É condição antecedente de conflito os objetivos concorrentes quando a percepção de que os grupos da organização têm interesses, objetivos, linguagem e maneiras diferentes.
( ) É condição antecedente de conflito os objetivos concorrentes quando a noção do funcionário de que os seus objetivos pessoais são incompatíveis com os objetivos organizacionais.
( ) É condição antecedente de conflito a interdependência de atividades quando um grupo de pessoas dependem uns dos outros para desempenhar suas atividades e alcançar seus objetivos.
Vários autores afirmam que as diferenças de objetivos e interesses pessoais acabam por produzir conflito e que podem ocorrer em níveis de gravidade distintos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Leia o enunciado a seguir e preencha as lacunas
respectivamente com uma das opções dadas abaixo:
As estratégias de _________________ têm como objetivo
manter níveis razoáveis de____________________, de
forma a estimular os processos organizacionais como
a criatividade e a aprendizagem organizacional.
Muitas empresas e corporações que agregam profissionais possuem um Código de Ética, que regula a atividade profissional. Em geral, um Código de Ética Profissional regula os direitos e deveres dos profissionais que atuam no ramo de atividade abrangido pelo Código, prevendo punições para aqueles que cometerem faltas previstas no referido documento. As seguintes afirmações estão corretas, com exceção de uma. Qual?
Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue
os itens que se seguem.
Acordos, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva são resultados esperados dos conflitos interpessoais nas organizações, a menos que tais conflitos sejam disfuncionais ou intencionais.
Em uma situação de conflito no trabalho, há pessoas que atuam de modo a satisfazer seus próprios interesses, sem considerar os interesses das demais pessoas envolvidas no conflito. Essa situação caracteriza um estilo comportamental
Uma escola de pensamento argumenta que o conflito deve ser evitado a todo custo. Outra propõe que o conflito não só é uma força positiva no grupo, mas que certo grau de conflito é absolutamente necessário para que um grupo tenha um desempenho eficiente. O que os fatos nos mostram é que o conflito pode gerar resultados positivos e negativos. A esse respeito, analise as assertivas abaixo.
I. Um resultado negativo do conflito é sua utilização para chamar a atenção para os problemas existentes.
II. Um resultado positivo do conflito é que grande parte da energia criada pelo conflito é dirigida e utilizada nele mesmo.
III. Para solucionar um conflito, durante muito tempo, utilizou–se a estratégia chamada de Arbitragem, no entanto, essa se mostrou apenas com resultados negativos e, hoje, não mais é adotada.
IV. Quando a cooperação é substituída por comportamentos que minimizam os relacionamentos existentes entre pessoas e grupos e colocam interesses pessoais acima dos coletivos, pode–se considerar isso como um resultado negativo do conflito.
É correto o que se afirma em
Três tipos de conflitos ocorrem no ambiente de trabalho: conflito de relacionamento, conflito de tarefas e conflito de processo. O conflito de processo é aquele que surge
É a técnica de administrar conflitos organizacionais que enfatiza alcançar a harmonia entre os contendores, inclui tratamento superficial do problema, rejeição de sua importância para a organização ou até mesmo de sua existência:
O conflito disfuncional é aquele que
Existem três tipos de conflitos: de Tarefa, de Relacionamento e de Processo. Conflito de Processo é o que
Um conflito interpessoal causado por mudanças organizacionais pode ser solucionado por técnicas diferentes, que incluem a
No processo de comunicação interpessoal, é a reação do receptor ao ato de comunicação, permitindo que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida pelo receptor: