Uma gerente foi ambígua ao explicar aos subordinados quem seria responsável por executar uma tarefa desagradável, enquanto ela estivesse de férias.
Quando retornou ao trabalho, ela constatou que a sua equipe estava-se digladiando, e a tarefa não fora concluída.
Nesse caso, verifica-se que o conflito foi originário de fatores de
Os vice-reitores administrativo e acadêmico de uma universidade do Rio de Janeiro reconhecem a importância dos lucros para a organização, mas acreditam que, para implementar a cidadania corporativa, é preciso desempenhar um papel ativo em programas sociais relevantes. O vice-reitor administrativo, no entanto, acha que a melhor maneira de fazer isso é doar uma parte dos lucros da organização para uma causa social; já o vice-reitor acadêmico acha que a universidade deve ser mais ativa, devendo patrocinar todos os projetos sociais em andamento no Estado.
Nesse caso, observa-se um conflito
Julgue o item. O comportamento assertivo facilita a obtenção dos desejos do outro e caracteriza‐se pelas seguintes verbalizações: “Talvez”; “Suponho”; “Me pergunto se poderíamos”; e “Você se importaria muito”.
Um funcionário que ocupava um cargo de supervisor declarou que a maior parte do seu tempo era dedicada a interagir com os membros de sua equipe, orientando-os nas suas tarefas e levando-os à realização dos seus objetivos. Posteriormente, o funcionário foi promovido a gerente, e seu tempo passou a ser dedicado a elaborar orçamentos e programar o trabalho dos subordinados.
O funcionário desempenhou essencialmente, nos cargos de supervisor e de gerente, os seguintes papéis, respectivamente:
Com relação à gestão de conflitos, analise as afirmativas a seguir:
I. Um conflito quando bem gerenciado pode se tornar um aspecto positivo para a instituição, conforme a visão intervencionista.
II. Objetivos concorrentes referem-se a uma das causas para o surgimento do conflito organizacional.
III. Um conflito é classificado como substantivo, quando existe algum desentendimento sobre algo concreto.
Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s).
As organizações são formadas por pessoas que muitas vezes são alocadas em grupos para interagirem umas com as outras visando atingir um determinado objetivo. Levando em consideração os estágios de desenvolvimento de grupos, assinale a alternativa INCORRETA.
Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.
A análise estrutural do conflito avalia cinco parâmetros, isoladamente, para a compreensão do comportamento dos atores envolvidos na situação, são eles: as predisposições; as previsões; as pressões; as forças em jogo nas negociações; e o quadro de referência.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
O mundo das organizações é rodeado de conflitos, constantes choques de interesses individuais e, por vezes, choque entre o interesse individual e o organizacional. A ética é uma peça fundamental para regular tais relações, inserindo limites e parâmetros a serem seguidos.
Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.
Os modelos estruturais procuram imergir e entender a dinâmica em um conflito pontual, concentrando‐se no comportamento das partes envolvidas na estrutura conflitual.
Quanto aos processos de comunicação no trabalho e de gestão de conflitos, assinale a alternativa correta.
São características desejáveis para exercer um bom trabalho em equipe, exceto:
Quando o conflito é muito baixo ou muito intenso, ele é chamado de conflito disfuncional (destrutivo ou negativo). Qual alternativa apresenta uma condição que pode aumentar a chance de um conflito ocorrer dentro das organizações?
O conflito é fruto do desacordo entre os indivíduos. É um componente básico do comportamento humano, inevitável em tudo que envolve pessoas. Pode-se dizer que
As pessoas possuem perfis e personalidade diferente uma das outras, podendo desencadear algum conflito no ambiente de trabalho. No caso de ocorrência de um conflito com um colega de trabalho, a forma correta de agir será:
Os membros do Departamento de Produção de uma companhia se opuseram às mudanças adotadas pelo Departamento de Controle de Qualidade, porque os novos procedimentos reduzem a eficiência da produção.
Esse caso ocorrido nessa companhia ilustra um conflito