Uma das dimensões da qualidade na prestação de ser-
viços diz que o funcionário tem que mostrar capacidade
de desempenhar o serviço prometido de modo seguro e
preciso. Essa dimensão é a da
Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
Princípio fundamental da gestão da qualidade, o foco no cliente baseia-se na busca pelo atendimento pleno das necessidades do cliente e na superação das suas expectativas.
Analise as afirmativas abaixo sobre sistema e política de qualidade e assinale a alternativa correta.
I. Sistema da qualidade é a formalização, é um documento que deve explicitar o compromisso da alta administração com a qualidade.
II. Política da qualidade é um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados que opera sobre a entrada, o processamento e a saída das necessidades e expectativas dos clientes.
Há algumas políticas recomendadas para recrutamento e seleção de pessoal.
Sobre essas políticas, assinale a alternativa incorreta.
A prestação dos serviços é muito valorizada pelos clientes hoje, mas já se fala em qualidade em produtos, serviços e em atendimento há muitos anos. Deming, quando falou sobre qualidade muitos anos atrás, ele criou o ciclo PDCA para que a qualidade pudesse ser colocada em prática em qualquer atividade. Assinale a alternativa que explica corretamente o que significa cada etapa deste processo, deste ciclo.
Os sistemas de gestão de qualidade foram inicialmente desenvolvidos em organizações onde procedimentos repetitivos facilitaram a análise de processos, sua padronização e consequente melhoria, como por exemplo a indústria de série. Para tanto, faz-se necessário adotar os Processos de Gerenciamento da Qualidade como principal ferramenta para garantir a implantação das melhores práticas e qualidade nas atividades empresariais. Assinale a alternativa correta que expressa o gerenciamento da qualidade:
A Gestão da Qualidade Total se fundamenta em alguns princípios. Assinale a alternativa que não se aplica à gestão da qualidade.
Para se obter excelência na qualidade de um processo é necessário aplicar alguns conceitos. ______ é a ação levada a efeito para eliminar as causas de uma não conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável, de modo a impedir a sua repetição.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas e à gestão da qualidade.
As ações organizacionais para desenvolvimento de competências, que favorecem a eliminação dos gaps existentes, visam ao alcance da estratégia organizacional.
A gestão da qualidade pode ser sistematizada em alguns princípios. Eles representam um conjunto de elementos que gerarão resultados animadores para a gestão e controle de processos, para organização dos diversos setores da empresa e para produção de bens e serviços que efetivamente atendam ao que o mercado deseja.
Sobre esses princípios, assinale a alternativa incorreta.
Há algumas recomendações por meio de uma série de medidas que a empresa pode adotar para trabalhar com uma lotação mais enxuta e produtiva.
Sobre algumas dessas recomendações, assinale a alternativa incorreta.
Julgue o item a seguir, acerca das dimensões para avaliar a qualidade em serviços e das ferramentas para analisar a qualidade em serviços (análise de Pareto, diagrama em espinha de peixe e blueprinting).
Entre as técnicas de mapeamento de processos de atendimento, inclui-se o blueprinting, que focaliza as necessidades e experiências do cliente, englobando todas atividades e os estágios das ações para a entrega do produto ou serviço ao consumidor.
Julgue o item seguinte, que se referem à administração geral.
Segundo a norma ISO 9000:2000, na avaliação dos sistemas de gestão da qualidade, os processos são verificados quanto à sua eficiência ao alcançarem os resultados requeridos.
A ideia da qualidade como processo de gestão envolve o controle final do produto, controle estatístico do processo e garantia da qualidade.
Entende-se que qualidade total engloba na gestão:
Quando se fala em custos da qualidade, está se considerando o custo da falta de qualidade. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Custos da qualidade são divididos em custos de controle e custos das falhas dos controles.
II. Os custos das falhas de controles contam somente com custos de falhas internas.