Muitas organizações atualmente adotam o benchmarking como ferramenta na busca de um desempenho superior. A respeito de benchmarking, considere as seguintes afirmativas:
1– Benchmarking pode ser visto como uma forma específica de escaneamento ambiental.
2– A ideia fundamental é que a gerência pode melhorar a qualidade analisando e copiando métodos líderes que melhorem seus produtos e processos.
3– O benchmarking é um método aleatório de recolher informação.
4– O benchmarking envolve a busca por melhores práticas entre competidores e não competidores, levando a uma redução de desempenho.
Assinale a alternativa correta.
A qualidade total e a gestão da qualidade são decorrências da aplicação da melhoria contínua e são abordagens incrementais para obter excelência em qualidade dos produtos e processos. O objetivo da qualidade total é fazer acréscimos de valor continuamente e segue um processo composto por algumas etapas. Entre as etapas relacionadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta a que não constitui uma etapa do processo de qualidade total.
A Gestão de processos pode ser definida como
A respeito da gestão da qualidade e mais especifi camente da qualidade total, analise as assertivas a seguir classifi cando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao fi nal, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) Enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização.
( ) O gerenciamento da qualidade total é um conceito de controle que atribui apenas aos gerentes e dirigentes a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade.
( ) Na qualidade total o controle burocrático rígido, unitário e centralizador cede lugar para o controle pelas pessoas envolvidas – solto, coletivo e descentralizado.
( ) A qualidade total está baseada no empoderamento das pessoas, o que signifi ca proporcionar à comunidade organizacional as habilidades e autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dadas aos gerentes.
Uma organização pautada pelos princípios propostos por Deming deve privilegiar
Entendendo que a Gestão da qualidade visa a conceber, controlar, melhorar os processos de forma sistêmica na organização e mensurar a qualidade dos produtos e serviços por meio de indicadores de desempenho, assinale a alternativa que não complementa essa visão.
A ferramenta de qualidade denominada diagrama de Ishikawa permite a obtenção direta e imediata
Na gestão da qualidade, o fato de um cliente entrar em contato em qualquer momento com aspectos da organização e favorecer a capacidade de produzir uma imagem sobre a qualidade dos serviços está relacionado ao conceito de:
Acerca da gestão da qualidade, assinale a opção correta.
Tratando-se da gestão da qualidade, o ciclo PDCA é