Uma empresa, com o objetivo de atrair mais clientes, está-se organizando para melhorar a qualidade de seus serviços.
Constitui condição necessária para que o cliente possa perceber a qualidade na prestação de um serviço a
O benchmarking
No que concerne ao gerenciamento de rotina e ferramentas
da qualidade, considere:
I. Gerenciamento de Rotina é um método de responsabilidade
da alta administração e busca a eficácia
organizacional, através da obediência aos padrões
de trabalho, para evitar alterações ou mudanças.
II. O gráfico de Ishikawa, também conhecido como
regra dos 80/20, é construído a partir de um processo
de coleta de dados e pode ser utilizado quando
se deseja priorizar problemas ou causas relativas a
um determinado assunto.
III. Estratificação consiste no desdobramento de dados,
a partir de um levantamento ocorrido, em
categorias e/ou grupos para direcionar ações corretivas.
IV. A ferramenta usada para quantificar a frequência
com que certos eventos ocorrem, num certo período
de tempo, é chamada de Histograma.
Está correto o que consta APENAS em
O gerente de operações de uma fábrica de pneus vinha recebendo relatórios apontando que a espessura dos pneus para motocicletas estavam abaixo dos padrões estabelecidos. O gerente gostaria de adotar ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação, favorecendo uma atuação direcionada e específica para a solução do problema. A ferramenta mais adequada para tal seria:
No que se refere à gestão de processos, julgue os itens subsecutivos.
Uma organização que adote as normas ISO 9000:2000 terá de considerar as adaptações do padrão regional da norma, pois existe uma variação para a aplicação desse sistema de gestão de qualidade em função do tamanho ou do tipo da organização.
Sabe-se que, com o passar dos anos, a gestão da qualidade nas organizações deixou de ser mera observação e fiscalização de processos e mudou seu foco para o treinamento e desenvolvimento das pessoas, já que a produção de serviços e produtos com qualidade dependem principalmente delas. Assim, várias normas, regras, métodos foram criados; e as pessoas, treinadas para o alcance da tão sonhada qualidade. As normas ISO tiveram papel fundamental para a disseminação dessas regras, técnicas e métodos. Com base nisso, quanto à definição de ISO, é correto afirmar que o termo significa
Considerando que a gestão da qualidade total consiste num comprometimento amplo da organização, para implantar qualidade em toda atividade por meio de aperfeiçoamento contínuo; e considerando a qualidade total, assinale a alternativa INCORRETA.
O gerenciamento estratégico da qualidade gera vantagem competitiva. Assinale a alternativa que apresenta a mudança necessária de enfoque das especificações de uma organização voltada para a gestão da qualidade.
Sobre conceito de qualidade considere o quadro abaixo.
A relação correta entre autores e sua respectiva visão sobre
qualidade é:
Com relação às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens que se seguem.
O diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite classificar e priorizar oportunidades de melhoria; facilita a tomada de decisão por parte dos gestores.
Julgue os seguintes itens, referentes à gestão da qualidade.
Qualidade é definida como adequação e não como cumprimento de requisitos.
Na gestão estratégica da qualidade, a administração da organização orienta e coordena o sistema de qualidade conforme a ideia do que seja qualidade. Assinale a alternativa que apresenta a definição de qualidade como o grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.
Por meio da elaboração de relatórios gerenciais, o controle gerencial supre de dados ao administrador de uma forma que lhe permite fazer comparações e tomar as medidas mais indicadas. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de padrão tático de controle gerencial que fornece informações sobre permanência média do empregado na empresa, ciclo operacional e ciclo financeiro, dentre outros exemplos.
A respeito do modelo de gestão com base na qualidade total (GQT), julgue os itens subsequentes.
Em um processo, a mudança cultural, por ser uma etapa da GQT, é imprescindível.
Considerando as diversas abordagens da gestão a qualidade, assinale a alternativa correta.