Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A crítica ao tipo de criação mencionada no texto teve como alvo, no campo da arte, a

Os textos de Tolstói e Rousseau retratam ideais da
existência humana e defendem uma experiência

A obra Os retirantes foi pintada em 1944 pelo renomado artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962). Em seu estilo próprio, misturando componentes surrealistas e figurativos, Portinari retrata a população excluída na busca por melhores condições de vida e trabalho. A obra certamente é impactante, mas será que é bela?

Levando em conta os estudos filosóficos sobre o conceito de belo, assinale a alternativa correta.

O texto apresenta um entendimento do filósofo Walter Benjamin, segundo o qual a propaganda dificulta o procedimento de análise crítica em virtude do(a)

Os andróginos tentaram escalar o céu para combater

os deuses. No entanto, os deuses em um primeiro

momento pensam em matá-los de forma sumária. Depois

decidem puni-los da forma mais cruel: dividem-nos em

dois. Por exemplo, é como se pegássemos um ovo cozido

e, com uma linha, dividíssemos ao meio. Desta forma, até

hoje as metades separadas buscam reunir-se. Cada um

com saudade de sua metade, tenta juntar-se novamente a

ela, abraçando-se, enlaçando-se um ao outro, desejando

formar um único ser.

PLATÃO. O banquete. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

No trecho da obra O banquete, Platão explicita, por meio

de uma alegoria, o

[...] O SERVIDOR —Diziam ser filho do rei..

ÉDIPO — Foi ela quem te entregou a criança?

O SERVIDOR — Foi ela, Senhor.

ÉDIPO — Com que intenção?

O SERVIDOR — Para que eu a matasse.

ÉDIPO — Uma mãe! Mulher desgraçada!

O SERVIDOR — Ela tinha medo de um oráculo dos

deuses.

ÉDIPO — O que ele anunciava?

O SERVIDOR — Que essa criança um dia mataria

seu pai.

ÉDIPO — Mas por que tu a entregaste a este homem?

O SERVIDOR — Tive piedade dela, mestre. Acreditei

que ele a levaria ao país de onde vinha. Ele te salvou a

vida, mas para os piores males! Se és realmente aquele

de quem ele fala, saibas que nasceste marcado pela

infelicidade.

ÉDIPO — Oh! Ai de mim! Então no final tudo seria

verdade! Ah! Luz do dia, que eu te veja aqui pela última

vez, já que hoje me revelo o filho de quem não devia

nascer, o esposo de quem não devia ser, o assassino de

quem não deveria matar!

SÓFOCLES. Édipo Rei. Porto Alegre: L&PM, 2011.

O trecho da obra de Sófocles, que expressa o núcleo da

tragédia grega, revela o(a)

Mirem–se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas.

BUARQUE, C.; BOAL, A. Mulheres de Atenas. In: Meus caros Amigos, 1976. Disponível

em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 4 dez. 2011 (fragmento).

Os versos da composição remetem à condição das

mulheres na Grécia antiga, caracterizada, naquela

época, em razão de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282