Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 156 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um aterro de 100 m de comprimento, compreendido entre as estacas 120 e 125, tem plataforma de terraplenagem de 10 m de largura, e as cotas vermelhas em suas estacas são, respectivamente: 0 m; 0,5 m; 1,0 m; 1,5 m; 1,0 m e 0,0 m. Se o terreno natural estiver nivelado e a inclinação dos taludes for 1:1, o volume desse aterro será de:

Pretende-se projetar uma curva circular com transição em clotoide de uma pista simples, com giro em torno do eixo, no âmbito de um projeto geométrico rodoviário, amparado pelo “Manual de projeto geométrico de rodovias rurais” (Publicação 706) do DNIT. Essa curva possui um raio de 140 m, um comprimento de transição de 60 m, uma superlargura de 1 m (metade para cada lado da pista) e uma superelevação de 6%. Sabe-se, também, que a largura da faixa de rolamento é de 3,5 m e, na tangente, a pista possui uma inclinação transversal de 2%, simétrica em relação ao eixo.Se determinado ponto do greide da estrada possui cota de 800,000 m e é coincidente com o ponto TS (tangente-espiral), a cota do bordo externo nesse ponto será de:

Considerando que uma via será construída em pavimento flexível, julgue os itens a seguir acerca dos aspectos técnicos relacionados aos serviços de terraplenagem e pavimentação. 

De modo a dar o adequado suporte para a construção da estrutura do pavimento flexível, é indispensável a imprimação do subleito. 

Considerando que uma via será construída em pavimento flexível, julgue os itens a seguir acerca dos aspectos técnicos relacionados aos serviços de terraplenagem e pavimentação.

Para a execução das camadas finais de terraplenagem, deve ser utilizado material de terceira categoria. 

Na execução de um segmento rodoviário, no eixo em tangente, projetado conforme o “Manual de implantação básica de 
rodovia” (Publicação 742) do DNIT, a equipe de topografia do construtor constatou um erro executivo. O volume de um corte 
situado entre as estacas 100, 101 e 102 (três seções transversais em forma de trapézio isósceles de bases constantes e alturas variáveis), estimado pela fórmula da média das áreas, deveria ser igual a 2600 m3. No entanto, a equipe realizou um cálculo de cubação utilizando a mesma fórmula com os dados de campo e constatou um volume de corte de 2300 m3. No terreno, todas as bases das três seções transversais (15 m no topo e 5 m no fundo) foram conferidas e estavam corretas, bem como as alturas das seções transversais localizadas nas estacas 101 (8 m) e 102 (4 m). Considerando que a diferença entre os volumes de corte previsto e executado foi devida a erros de execução, é correto afirmar que, na seção transversal da estaca 100, a equipe executora

O microrrevestimento asfáltico é um serviço de pavimentação previsto pelo DNIT em sua norma 035/2018-ES. De acordo com esse documento, o ligante asfáltico a ser utilizado deve ser:

Uma obra de pavimentação asfáltica de 50 km de rodovia tem pista de rolamento em concreto asfáltico com largura média da pista de rolamento de 10 m e espessura de 5 cm compactado. Se o peso específico do concreto asfáltico compactado for de 2,4 t/m³, a usina de asfalto estiver localizada ao lado de uma via que intercepta a rodovia em questão no quilômetro 16 e a distância da usina de asfalto e a rodovia for de 1 km, o quantitativo de transporte do concreto asfáltico será de aproximadamente:

De acordo com as normas técnicas vigentes, os dispositivos instalados nas camadas subjacentes dos pavimentos de cortes ou aterros que, liberando parte da água retida, aliviam as tensões e propiciam a preservação desses pavimentos são:

Em qualquer empreendimento rodoviário, as atividades devem ser submetidas ao adequado tratamento ambiental. Nas obras federais a cargo do DNIT, a publicação 729 (Diretrizes básicas para elaboração de estudos e programas ambientais rodoviários) define e especifica a sistemática a ser adotada na elaboração e nos estudos sobre o tema.

Nesse contexto, é correto afirmar que:

No dimensionamento de um pavimento flexível, resolveu-se adotar o Método do DNER previsto no “Manual de pavimentação” (Publicação 719) do DNIT. Pretende-se utilizar apenas materiais granulares oriundos de jazidas, sem mistura, nas camadas abaixo do revestimento. Para tal, foram levantados os seguintes dados dos materiais:

• Número N: 108;
• Revestimento: espessura = 12,5 cm e coeficiente de equivalência estrutural = 2;
• Jazida #1 (base): CBR = 83% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Jazida #2 (sub-base): CBR = 13% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Jazida #3 (sub-base): CBR = 25% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Subleito: CBR = 7% e coeficiente de equivalência estrutural = 1.

Em estudo preliminar, sabe-se que não é necessário empregar camada de reforço do subleito para esse caso. Também foram levantadas as espessuras totais de pavimento (Hm) necessárias para proteger um material com CBR = m para esse tráfego:

• H20 = 31 cm;
• H13 = 41 cm;
• H7 = 59 cm.

Utilizando a jazida de sub-base que atenda aos mínimos requisitos técnicos e econômicos, a menor espessura de sub-base 
possível a ser adotada é de:

As publicações 719 (Manual de pavimentação) e 724 (Manual de drenagem de rodovias) do DNIT são referências importantes para o norteamento dos projetos de drenagem de rodovias. 

Segundo essas referências:

A nomenclatura para identificação de Hidrovias Interiores segue o padrão de cinco caracteres, sendo os dois primeiros a sigla HN, de Hidrovia Nacional, o terceiro é um dígito correspondente ao código da região hidrográfica, e os dois últimos, a numeração da hidrovia dentro da região ou conjunto de regiões.

Essa última numeração será 00 para a via que nomeia a região hidrográfica e, a partir daí, em linhas gerais, a regra manda enumerar os afluentes:

Considerando que uma via será construída em pavimento flexível, julgue os itens a seguir acerca dos aspectos técnicos relacionados aos serviços de terraplenagem e pavimentação.

Em se tratando de tratamento superficial simples (TSS), a camada de revestimento do pavimento é submetida, durante sua execução, à compressão. 

Nas camadas de bases de brita graduada ou camadas estabilizadas granulometricamente devem-se efetuar procedimentos em laboratório e em pista. Quanto aos procedimentos em pista, antes da etapa de execução, deve ser construída uma “Pista de Controle", conforme discriminações constantes nas instruções e recomendações gerais do Deinfra.

Dentre as discriminações é estabelecido que a “Pista de Controle" deverá ter mesma espessura e idêntico material do segmento que representa, com área mínima de:

Alguns cuidados específicos a serem adotados para ocupação e/ou travessia de adutoras ou dutos nas faixas de domínio do Deinfra, entre eles:

“Travessias subterrâneas deverão ter profundidade mínima (medidas a partir da geratriz superior do tubo camisa), de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282