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Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue o item subsequente.

O pavimento flexível possui vantagem econômica em relação ao rígido, pois a execução da camada de base é desnecessária, sendo o CBUQ executado diretamente sobre o subleito.

Será construído um aterro, com solo compactado, com peso específico aparente seco de 21 kN/m3. O solo argiloso terá que ser transportado por caminhão da jazida até o local da obra. O peso específico natural do solo na jazida é de 16,5 kN/m3, e o teor de umidade natural é de 10,0 %. Considerando γs = 27 kN/m3, o valor que mais se aproxima do volume requerido de solo da jazida de empréstimo para compactar 100.000 (cem mil) metros cúbicos de aterro é:

Calcule o volume de terra em uma faixa de 1m, considerando o perfil da tabela a seguir constante ao longo de toda a faixa. Considere a cota zero como referência para cálculo do volume em m³.

Marque a alternativa que apresenta a opção CORRETA.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o material betuminoso utilizado na imprimação e a sua taxa usual de aplicação.

Ao definir a infraestrutura de urbanização, a via urbana caracterizada por intersecções em nível, geralmente controlada por semáforo, com velocidade máxima de 60 km/h é a via

Ainda a respeito dos serviços de terraplanagem, assinale a opção correta.


O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projeto em questão prevê, entre outras soluções, a instalação de drenos profundos em alguns pontos da rodovia.

Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.

A ocorrência com a maior distância de transporte em relação ao eixo da pista indicada no projeto é a pedreira P-1.

Para evitar problemas causados por fundações de má qualidade ou por tráfego intenso de cargas pesadas, normalmente é projetada no pavimento de rodovias uma camada

Para minimizar o risco de ocorrer exsudação da camada de Binder em uma obra rodoviária, é correto realizar ensaio de campo que utiliza o(a)

A análise da capacidade de suporte do subleito e dos materiais constitutivos do pavimento viário é feita pelo ensaio ISC – Índice de Suporte Califórnia (C.B.R.) em corpos de prova indeformados ou moldados em laboratórios. Os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R., menor ou igual a 2% e um C.B.R. de, no mínimo:

Na elaboração do projeto de pavimentação das vias devem ser consideradas as variáveis que caracterizam o tráfego solicitante projetado em um período futuro e a capacidade de suporte do solo que irá compor a fundação (subleito) do pavimento. Entre os ensaios de caracterização do solo subleito, NÃO está:

No projeto geométrico de rodovias, a concordância entre dois alinhamentos retos que se interceptam em um vértice é feita normalmente a partir do emprego de uma curva circular simples.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A superelevação é prevista para trechos de curvas horizontais, como forma de compensar a aparência de estreitamento da pista à frente dos condutores dos veículos.

Com relação às orientações das especificações de serviços de terraplenagem, assinale a opção correta.

A respeito de transporte, fundamental no mix logístico, julgue os itens subsecutivos.

No sequenciamento das paradas em um roteiro de caminhões, deve-se evitar superposição entre os pontos de parada.

A respeito de transporte, fundamental no mix logístico, julgue os itens subsecutivos.

Normalmente, o transporte representa entre um terço e dois terços dos custos logísticos totais.

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