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A estrutura do pavimento pode ser composta por diversos tipos de materiais, conforme a concepção do projeto, que deve primar pelas soluções técnica e economicamente mais viáveis. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Um engenheiro dimensionou a equipe de máquinas mostrada na tabela para realizar um serviço de compensação de corte em aterro com material siltoargiloso, com distância de transporte de 700 m.

Os equipamentos de um mesmo tipo possuem a mesma produtividade.

Sabendo-se que a produtividade da carregadeira de pneus foi de 210 m 3/hora, a produtividade máxima de um caminhão basculante é:

Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue o item subsequente.

O pavimento flexível possui vantagem econômica em relação ao rígido, pois a execução da camada de base é desnecessária, sendo o CBUQ executado diretamente sobre o subleito.

Será construído um aterro, com solo compactado, com peso específico aparente seco de 21 kN/m3. O solo argiloso terá que ser transportado por caminhão da jazida até o local da obra. O peso específico natural do solo na jazida é de 16,5 kN/m3, e o teor de umidade natural é de 10,0 %. Considerando γs = 27 kN/m3, o valor que mais se aproxima do volume requerido de solo da jazida de empréstimo para compactar 100.000 (cem mil) metros cúbicos de aterro é:

Calcule o volume de terra em uma faixa de 1m, considerando o perfil da tabela a seguir constante ao longo de toda a faixa. Considere a cota zero como referência para cálculo do volume em m³.

Marque a alternativa que apresenta a opção CORRETA.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o material betuminoso utilizado na imprimação e a sua taxa usual de aplicação.

Ao definir a infraestrutura de urbanização, a via urbana caracterizada por intersecções em nível, geralmente controlada por semáforo, com velocidade máxima de 60 km/h é a via

Ainda a respeito dos serviços de terraplanagem, assinale a opção correta.


O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projeto em questão prevê, entre outras soluções, a instalação de drenos profundos em alguns pontos da rodovia.

Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.

A ocorrência com a maior distância de transporte em relação ao eixo da pista indicada no projeto é a pedreira P-1.

Para evitar problemas causados por fundações de má qualidade ou por tráfego intenso de cargas pesadas, normalmente é projetada no pavimento de rodovias uma camada

Para minimizar o risco de ocorrer exsudação da camada de Binder em uma obra rodoviária, é correto realizar ensaio de campo que utiliza o(a)

A análise da capacidade de suporte do subleito e dos materiais constitutivos do pavimento viário é feita pelo ensaio ISC – Índice de Suporte Califórnia (C.B.R.) em corpos de prova indeformados ou moldados em laboratórios. Os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R., menor ou igual a 2% e um C.B.R. de, no mínimo:

Na elaboração do projeto de pavimentação das vias devem ser consideradas as variáveis que caracterizam o tráfego solicitante projetado em um período futuro e a capacidade de suporte do solo que irá compor a fundação (subleito) do pavimento. Entre os ensaios de caracterização do solo subleito, NÃO está:

No projeto geométrico de rodovias, a concordância entre dois alinhamentos retos que se interceptam em um vértice é feita normalmente a partir do emprego de uma curva circular simples.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A superelevação é prevista para trechos de curvas horizontais, como forma de compensar a aparência de estreitamento da pista à frente dos condutores dos veículos.

Com relação às orientações das especificações de serviços de terraplenagem, assinale a opção correta.

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