A nomenclatura para identificação de Hidrovias Interiores segue o padrão de cinco caracteres, sendo os dois primeiros a sigla HN, de Hidrovia Nacional, o terceiro é um dígito correspondente ao código da região hidrográfica, e os dois últimos, a numeração da hidrovia dentro da região ou conjunto de regiões.
Essa última numeração será 00 para a via que nomeia a região hidrográfica e, a partir daí, em linhas gerais, a regra manda enumerar os afluentes:
Em se tratando de manutenção e conservação rodoviárias, o conjunto de operações destinadas a restabelecer as caraterísticas técnicas originais de um determinado trecho danificado, prolongando a sua vida útil é denominado:
Um determinado equipamento possui as seguintes parcelas de seu custo horário:
a. Depreciação horária: R$ 20,00;
b. Custo horário dos juros da oportunidade de capital: R$ 2,00;
c. Custo horário de manutenção: R$ 35,00;
d. Custo horário de combustíveis, lubrificantes, filtros e graxas: R$ 105,00;
e. Custo horário com mão de obra de operação: R$ 6,00; e
f. Custo horário com seguros e impostos: R$ 5,00.
De acordo com a metodologia de custos de infraestrutura de transporte do DNIT, o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo desse equipamento serão, respectivamente, de:
O Manual de Pavimentação do DNIT é uma referência técnica nacional para o projeto de pavimentos.
De acordo com esse instrumento normativo, os pavimentos podem ser classificados ou tipificados em rígido, semirrígido ou flexível.
Apresenta um exemplo de pavimento semirrígido: