Entende-se por pesquisa científica a atividade que busca responder a problemas ou conhecer e entender fenômenos que ocorrem em diversas áreas do saber. Para tanto, devem ser utilizados métodos científicos. Quanto à abordagem, a metodologia científica pode ser qualitativa ou quantitativa.
Uma escala que permite avaliar variáveis qualitativas com processos estatísticos é a escala de:
Considere a amostra de idades a seguir:
25, 18, 21, 21, 22, 22, 23, 23, 25, 26, 28, 29, 31, 30, 52, 28, 55, 18, 22, 20, 27.
Em relação a essa amostra, avalie as afirmativas a seguir.
I. A mediana é igual a 25.
II. A média é maior do que a mediana.
III. A moda é menor do que a mediana.
Está correto o que se afirma em
Um pesquisador deseja extrair uma amostra aleatória estratificada de tamanho n = 10 de uma população de tamanho N = 1.000. Essa população consiste de três estratos de tamanhos N1 = 500, N2 = 300, e N3 = 200, e os desvios-padrão da variável de interesse correspondentes a esses estratos valem, respectivamente, σ1 = 1, σ2 = 5, e σ3 = 5.
Nessa situação hipotética, considerando-se que o custo da pesquisa seja constante, não dependendo, portanto, do estrato, conclui-se, com base no método da alocação ótima de Neyman, que o tamanho da amostra referente ao estrato 2 deve ser igual a
No gráfico boxplot anteriormente apresentado, o outlier do conjunto de dados é representado pelo ponto
Um processo experimental gera vetores com grande quantidade de observações.
Em uma execução do experimento, são gerados 5 milhões de vetores, cada um de tamanho 1.000.
Para reduzir o espaço de armazenamento de dados, armazena-se apenas a soma,
, e a soma dos quadrados,
das observações de cada vetor.
Se, para um destes vetores,
, então o coeficiente de variação é, aproximadamente:
Considere-se que uma amostra aleatória simples (com reposição) de tamanho n = 5 retirada de certa população seja constituída pelos seguintes valores.

Nessa hipótese, se
representa a média amostral desses valores, então a estimativa da variância de
é igual a
Considere um modelo de regressão linear simples na forma Y = aX + b + ε, em que ε representa o erro aleatório com média zero e desvio padrão σ, e a variável regressora X é binária. A média amostral e o desvio padrão amostral da variável explicativa Y foram, respectivamente, iguais a 10 e 4. Já para a variável regressora X, encontra-se a distribuição de frequências absolutas mostrada no quadro a seguir. Finalmente, sabe-se que a correlação linear entre Y e X é igual a 0,9.

Com base nessas informações, com respeito à reta ajustada pelo método dos mínimos quadrados ordinários, julgue o item subsequente.
O coeficiente de determinação do modelo é igual ou superior a 0,9.
O número de processamento de documentos da Divisão de Pesquisa e Informação do Tribunal de Justiça requer uma análise refinada de variáveis quantitativas. Dentre os procedimentos analíticos, indicam-se as medidas de dispersão, representadas por
O gestor de uma grande sociedade empresária, para definir metas e indicadores de desempenho, cria uma base de dados com os resultados da última avaliação realizada com os funcionários. Essa avaliação formou uma base que pretende ser utilizada para tomada de decisões como promoções, aumentos salariais, transferências e até demissões.
Cada funcionário foi avaliado segundo os critérios de pontualidade, assiduidade, motivação, satisfação no trabalho e cumprimento das tarefas designadas, recebendo uma nota de 0 a 10 pontos para cada critério. Para simplificar a análise, agruparam-se os funcionários por similaridade de acordo com os critérios mencionados.
A técnica de análise multivariada mais adequada para criar os grupos e analisar o desempenho dos funcionários é:
Um estatístico deseja selecionar uma amostra aleatória simples, com reposição, de uma população em que a variância é conhecida e igual a 40.000.
A amostra precisa atender ao seguinte critério:
A amplitude máxima do intervalo bilateral de 95% de confiança para a média populacional deve ser de 200.
O menor tamanho de amostra que atende à condição descrita acima é: