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O _____ é um serviço da Educação Especial na perspectiva da educação _____, de caráter complementar ou suplementar à formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e _____ habilidades, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso participação e interação nas atividades escolares no ensino _____. Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

O Plano Viver sem Limite tem como objetivo.

Assinale a alternativa que não corresponde a esse objetivo:

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, tendo seu público alvo definido. Nos casos que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos. Pode-se dizer que, dentre os transtornos funcionais específicos, estão:

Ao intensificar o processo de inclusão e busca da universalização do atendimento, as escolas públicas e privadas deverão contemplar a melhoria das condições de acesso e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas classes:

Desenho Universal é um conceito desenvolvido por profissional da área de arquitetura da Universidade Carolina do Norte – EUA, que tem por objetivo definir um projeto de produtos e ambientes para serem usados por todos. Os princípios do Desenho Universal são: Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.

I) Conhecido; Seguro; Abrangente

II) Óbvio; Sem esforço;

III) Igualitário; Adaptável;

Soroban é um calculador mecânico e manual no qual é possível a realização de cálculos matemáticos por pessoas com deficiência visual. Sobre o Soroban é correto afirmar de acordo com o Manual de Técnicas Operatórias para pessoas com Deficiência Visual:

De acordo com a Lei nº 10.436/2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Libras e outros recursos de expressão a ela associados, define-se Língua Brasileira de Sinais como

A Educação Especial é uma modalidade da educação escolar, e deve ser entendida como um processo educacional definido por uma proposta pedagógica. A Lei nº 9394/96 NÃO propõe para a Educação Especial:

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

São razões para desenvolver um sistema educacional mais inclusivo:

( ) Educar todas as crianças juntas significa que as escolas terão que desenvolver formas de ensino que respondam às diferenças individuais, beneficiando todas elas.

( ) As escolas inclusivas podem mudar atitudes para com aqueles que, de alguma forma, são “diferentes". Isso colaborará na criação de uma sociedade justa sem discriminação.

( ) Educar as crianças com deficiências separadas das demais viabiliza e aperfeiçoa formas de ensino que respondam às necessidades delas.

( ) Estabelecer e manter escolas que educam todas as crianças juntas será mais barato do que criar um sistema complexo de diferentes tipos de escolas especializadas em diferentes grupos de crianças.

( ) As escolas exclusivas para crianças especiais mudam as atitudes daqueles que, de alguma forma, são “diferentes" tornando-os mais colaborativos e diminuem a discriminação na sociedade.

A alternativa que indica a sequênica correta, de cima para baixo, é a

Nas unidades escolares da rede municipal de São Paulo, o atendimento aos educandos portadores de deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD ou com Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD, deverá seguir a Portaria nº 1.185. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve ser estruturado um plano de Atendimento Educacional Especializado básico para atender a todos os alunos que necessitam de atendimento especial. ( ) Deve ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado individual, que deverá ter um orientador de atendimento, independentemente da forma ofertada. ( ) Deve ser preparada uma versão reduzida do planejamento curricular da escola com o objetivo de atender esses educandos. As afirmativas são, respectivamente,

Observe a imagem a seguir:.


A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o

ensino será ministrado.

A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:

Leia o trecho a seguir:

Sobre as transformações a que fazem referência as autoras desse trecho é correto citar, EXCETO:

O Decreto de Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, traz importantes conquistas para a comunidade surda e para a profissão de tradutor e intérprete de Libras no Brasil. É previsto no referido decreto, EXCETO:

Daniel Gile (1995, 1997, 1999) afirma, que durante uma tarefa de interpretação simultânea, o intérprete lida com quatro tipos de esforços distintos, a saber: esforço de compreensão, esforço de memória, esforço de produção e esforço de coordenação. Sobre o Modelo dos Esforços, é INCORRETO afirmar que

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