Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é
contingencial e situacional, pois depende de vários
aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a
cultura que existe em cada organização, as características
do contexto ambiental, o negócio da empresa, os
processos internos e outras variáveis importantes. Analise
os itens a seguir e escolha a opção correta.
I. A gestão por competências não deve somente mapear
lacunas de competências entre a situação atual e
a necessária, mas se preparar para desenvolver as
competências que serão necessárias no futuro.
II. Em razão da importância da administração de recursos
humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão
de pessoas deve estar posicionado no nível decisório
da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível
hierárquico de diretoria.
III. Os profissionais de recursos humanos devem preocuparse
em garantir que os empregados façam corretamente
as tarefas, com base nos padrões definidos pela
organização, para garantir a eficiência e o alcance dos
objetivos organizacionais e individuais.
IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de
gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a
organização.
V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time,
devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que
eventualmente surgirem.
Estão corretos apenas os itens
As políticas e as práticas para administrar o trabalho dos colaboradores, de acordo com a gestão de pessoas, podem ser resumidas em seis processos básicos, quais sejam: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Assim, é correto afirmar que
Relacione a primeira coluna com a segunda, considerando
que as dimensões do cargo afetam psicologicamente os
colaboradores, conduzindo a resultados pessoais e de
trabalho que afetam a Qualidade de Vida no Trabalho
(QVT).
A sequência correta obtida é
Assinale a única afirmativa correta.
O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito que envolve um conjunto de estratégias de gestão de pessoas. No cenário atual, os pressupostos teórico-metodológicos nas ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados com:
As diretrizes de aperfeiçoamento dos diferentes
subsistemas de gestão de pessoas implicam a superação
de desafios institucionais e organizacionais significativos.
Analise os itens abaixo e escolha a opção correta.
I. Pensar estrategicamente a gestão de pessoas pressupõe
que os temas relacionados a pessoal são problemas da
área de recursos humanos.
II. No âmbito das organizações públicas, a baixa integração
da alta administração com as unidades de gestão de
pessoas torna-se uma lacuna para o reconhecimento
como unidade estratégica e para o fornecimento de
suporte à sua modernização.
III. Elementos do ambiente e da cultura do setor público
contribuem para a permanência das unidades de gestão
de pessoas como centros de controle, focados na
execução e no monitoramento de aspectos legais, em vez
de parceiros estratégicos na promoção da eficiência e da
efetividade da Administração Pública.
IV. Um modelo estratégico de gestão de pessoas deve
ser baseado em uma cultura de desempenho, foco
em resultados e excelência, por meio da criação de
mecanismos para motivar, capacitar e aperfeiçoar a
atuação dos colaboradores.
V. A mudança cultural necessária à modernização da
gestão de pessoas depende de instrumentos e políticas
institucionais.
Estão corretos apenas os itens
O modelo tradicional de carreira que predominou até a década
de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de
tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira
inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por
recompensas externas. Paulo é um competente profissional da
área de educação corporativa e sabe que esse modelo está
ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos
para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais
políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:
A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada:
A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:
Bergue (2014), em uma definição contemporânea de gestão de
pessoas, discute sua delimitação conceitual, cujas características
evidenciam o(a ):
I- Seu caráter independente, formal e instrumental.
II- Posicionamento da área de gestão de pessoas como agente
da alta administração.
III- Implementação de tecnologias de gestão de pessoas, como a
gestão por competências.
IV- Adoção de tecnologias gerenciais, que garantem a existência
de uma gestão estratégica de pessoas.
V- Participação da área de gestão de pessoas no processo de
planejamento estratégico da organização.
Estão corretas as afirmativas
Sobre a administração de recursos humanos, marque a alternativa correta.
De modo geral, as abordagens de diagnóstico e mapeamento de necessidades de ações de capacitação nas instituições ainda estão atreladas a modelos burocráticos, sem visualizar adequadamente cenários futuros. É necessária uma mudança nos modelos usualmente utilizados para o mapeamento de necessidades de ações de capacitação, de forma a considerar não apenas os elementos tradicionalmente mapeados, mas também:
Em muitas organizações, a denominação administração de recursos humanos (ARH) está sendo substituída por expressões como gestão de pessoas (GP), gestão com pessoas, gestão do talento humano, gestão de parceiros ou colaboradores, gestão de competências, gestão do capital humano ou administração do capital humano. As denominações evidenciam os saltos gradativos da área de recursos humanos. Assinale a opção com a característica da abordagem de gestão de pessoas.
Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:
Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que: