A respeito de ferramentas, técnicas e abordagens utilizadas por gestores em organizações, julgue o item subsequente.
Uma desvantagem da centralização das atividades de uma organização em um só departamento é o aumento dos custos operacionais dessa organização.
Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.
Na forma de gestão centralizada, delega-se às equipes a autonomia para desenvolver novos projetos e métodos de trabalho, formular políticas de pessoal e sugerir novas diretrizes para a organização.
No que se refere à hotelaria hospitalar, julgue o seguinte item.
Cabe ao líder do departamento de hotelaria dar à sua gerência autonomia para interagir e alinhar processos com outras áreas, inclusive as assistenciais.
Julgue o item subsequente, relativo à motivação e liderança, e ao controle.
Em relação ao estilo de direção, a descentralização das decisões e a delegação de tarefas caracterizam o estilo de direção preconizado pela administração científica de Taylor.
Um gestor público decidiu que irá promover mudanças nas práticas de gestão da organização onde trabalha, adotando como princípios a substituição de normas por incentivos, a delegação de autoridade para agentes, a elaboração de orçamentos com base em resultados e a tomada de medidas de desempenho baseadas na percepção dos cidadãos quanto à qualidade da organização.
Nesse caso, o gestor adotará princípios tipicamente representativos
Centralização e Descentralização referem-se ao grau de delegação de tarefas, poder e autoridade aos níveis mais baixos da organização. Podem também ser pensadas como um nível eficaz de tomada de decisão para uma área particular. Uma maior centralização é desejada quando a organização
Com relação ao processo decisório sobre ações corretivas, considere os seguintes passos: 1- Comunicação dos padrões estabelecidos aos envolvidos na realização das ações organizacionais. 2- Verificação do desempenho real medido por meio de padrões, durante o período que está sendo considerado. 3- Discriminação de qualquer diferença entre o desempenho real e o desejado, com o intuito de se verificar se as atividades devem prosseguir ou se há necessidade de agir corretivamente. 4- Início de ação corretiva quando o resultado está fora de controle. São passos associados a esse processo:
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.
Com relação à estrutura organizacional, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas: ( ) A Administração Pública engloba a Administração direta e indireta. Esta é constituída por órgãos públicos e aquela é composta por entidades detentoras de personalidade jurídica própria. ( ) Os órgãos públicos são criados por lei para desempenharem atividades-fim do Estado e gerir o interesse público de acordo com diretrizes traçadas pelo governo. ( ) O presidente da República é, individualmente, um órgão público. ( ) São exemplos de entidades da Administração indireta: autarquias, fundações e cartórios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre a divisão do trabalho, analise as assertivas a seguir.
A administração científica preconizou a divisão do trabalho para que as tarefas fossem realizadas de forma mais eficiente
PORQUE
a divisão das operações em tarefas mais simples, que são mais facilmente ensinadas, permite a aquisição de habilidades pelo treinamento e prática e, consequentemente, maior padronização no desempenho dos trabalhadores, o que contribui para o aumento da produção e a redução de custos.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
O programa de qualidade total baseia-se no empoderamento, que significa proporcionar aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões que eram dadas aos gerentes.
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
A implantação do downsizing em uma organização tem o inconveniente de promover um aumento no tempo de ciclo de produção.
Observe o seguinte organograma:
O número de unidade(s) organizacional(is) representada(s) neste organograma é
A estrutura organizacional reflete
Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.
Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é: