O Anglo-Saxão, ou Velho Inglês, chegou à Grã-Bretanha nos séculos V e VI, quando povos de origem germânica (saxões, anglos e jutos) invadiram sucessivamente e conquistaram as partes ao leste e sul da ilha. Os vestígios mais primitivos da origem do idioma remontam para o período de migração de algumas tribos germânicas no século V, embora não existam registros de que a língua falada nessa época tenha sobrevivido muito após o século XI. O Inglês é uma língua basicamente anglo-saxônica, mas apresenta também vocábulos de origem celta. Nota-se, ainda, a grande influência do Latim trazido pelos romanos, que perdurou mesmo após a partida dos conquistadores.
Em geral, não se pensa que as palavras que usadas todos os dias se comportam como seres vivos. Entretanto, elas obedecem a ciclos evolucionários: nascem, se desenvolvem, têm um apogeu e muitas vezes morrem, caindo em desuso ou desaparecendo – às vezes juntamente com o idioma inteiro. Ao longo de sua vida, muitas vezes seu sentido se altera profundamente. O mesmo pode acontecer com sua forma. Pode-se citar como exemplo deste fato a palavra inglesa quick – ―rápido‖, hoje em dia – que tem uma origem comum com o Latim vivus (que originou a palavra "vivo").
Sobre a influência de outros povos para a formação do léxico da LI, é falso o que afirma a letra:
Partindo do pressuposto que o trabalho em grupo constitui-se como importante espaço de interação e construção do conhecimento na Educação Infantil, é INCORRETO afirmar:
Ao elaborar documentos curriculares, percorre-se um itinerário problemático. Antes de analisar os problemas que é necessário enfrentar e as soluções que é possível ir construindo à medida que se avança nesse percurso, convém explicitar algumas ideias essenciais subjacentes à perspectiva curricular aqui adotada:
I. Todos os problemas que se enfrentam na produção curricular são problemas didáticos. Isso significa que se trata de problemas que somente a didática da escrita pode contribuir para resolver.
II. Quando se propõe uma transformação didática, é necessário levar em conta a natureza da instituição que a realizará e as pressões e restrições que lhe são inerentes, derivadas da função social que lhe foi atribuída.
III. O problema didático fundamental que devemos enfrentar é o da preservação do sentido do saber ou das práticas que se estão ensinando.
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique qual(is) da(s) alternativa(s) acima está(ão) incorreta(s):
Considerando as informações do livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, acerca dos “documentos curriculares", indique a opção incorreta:
“A teoria de _____________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]". (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“[...] o ___________________________ é uma reunião com as partes conflitantes, contando com a participação do facilitador e de outras pessoas da escola, da família ou da comunidade. [...] possui uma sequência integrada de fases: o pré-círculo, o círculo e o póscírculo. Através deste roteiro as pessoas podem discutir o conflito e construir soluções para o futuro. [...] é uma alternativa que confere o espaço-tempo para as partes envolvidas num conflito efetivarem consensos pacificadores através da Comunicação Não-Violenta". (Curso de introdução à justiça restaurativa para educadores: manual prático, p. 9).
A definição acima se refere à (ao):
Segundo a Proposta Triangular desenvolvida para a arte-educação, é incorreto afirmar que:
Assinale a alternativa incorreta quanto ao currículo:
O documento intitulado Indagações sobre currículo: Currículo e Avaliação, afirma que a elaboração de um instrumento de avaliação deverá levar em consideração alguns aspectos importantes que foram identificados nas alternativas abaixo. Contudo, uma delas apresenta erro, assinale qual é:
Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:
I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.
II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui.
III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.
IV. as atividades de currículo e ensino e visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.
Está correto apenas o que se apresenta em:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagens (I e II) e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Os verbos direcionais são também chamados de:
A escola deve organizar uma proposta curricular que considera o sujeito ativo e interativo em seu processo de conhecimento. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao currículo.
Para Emília Ferreiro, no Nível Alfabético, a criança entende que, exceto:
O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:
I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.
II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.
III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.
IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.
Está correto o que se afirma em