O planejamento curricular na Educação Infantil deve ter como eixos norteadores o descrito corretamente na alternativa:
Os conteúdos sistematizados que fazem parte do currículo são denominados:
O currículo como processo se expressa em diversos âmbitos de decisões e realizações, intimamente relacionados e interdependentes. No âmbito das decisões políticas e administrativas, o currículo é caracterizado como:
Às Diretrizes Curriculares Nacionais são distribuídas entre três conceitos-chave enquanto paradigmas curriculares diretamente preocupados com a organização do currículo escolar, sendo cada um destes três definidos pelas seguintes alternativas, exceto:
Em primeiro lugar, no que se refere ao currículo, além de controlar – [...] – a transposição didática, de cuidar que o objeto apresentado na escola conserve as características essenciais que tem fora dela e de velar para que as atividades e as intervenções que eventualmente se sugerem ao professor tornem possível a formação de leitores e escritores competentes, em vez de atrapalhar, devem ser levadas em conta – entre outras – as seguintes questões:
I. A importância de atribuir aos objetivos específicos prioridade absoluta sobre os objetivos gerais.
II. A necessidade de estabelecer objetivos por grau, em vez de estabelece-los por ciclo.
III. A necessidade de separar a “alfabetização em sentido estrito" da “alfabetização em sentido amplo.
IV. A necessidade de evitar o estabelecimento de uma correspondência termo a termo entre objetivos e atividades.
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, de Delia Lerner, está correto o que se afirma em:
São exemplos de gêneros orais e escritos, EXCETO:
"Um leitor competente é alguém que, por iniciativa própria, é capaz de selecionar, dentre os trechos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a uma necessidade sua. Que consegue utilizar estratégia de leitura adequada para abordá-los de forma a atender a essa necessidade". (PCNs, 1997 p. 54)
Considere as seguintes proposições, a partir do trecho acima transcrito.
I- O processo de leitura indica que não se deve ensinar a ler por meio de práticas centradas na decodificação.
II- Ler não é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão uma consequência natural dessa ação.
III- O bom leitor é aquele que não apenas compreende o que lê como também consegue identificar elementos subentendidos, podendo relacioná-los com o outro texto.
São verdadeiras as afirmações contidas nas proposições:
Art. 26 - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. § 3º - A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: I. Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física. II. Que tenha prole. III. Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas. IV. Maior de dezoito anos de idade. Com base na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, está correto o que se afirma em:
Art. 27 - Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: ( ) Orientação para o trabalho. ( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse pessoal, aos direitos e deveres individuais, de respeito ao bem próprio. ( ) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais. ( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. Em consonância com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:
As crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. Assinale a alternativa que trabalha com a criança a noção de grandezas e medidas.
Para apropriar-se das regras do sistema de escrita, é preciso que o aluno compreenda um dos princípios básicos que o regem: os fonemas, unidades sonoras da língua, são representados por grafemas na escrita. O trabalho para o domínio das relações entre grafemas e fonemas (no que diz respeito às regularidades e, progressivamente, às irregularidades ortográficas) pode ser iniciado nas turmas de alunos de seis anos de idade e ser consolidado até o final do segundo ano de escolaridade. Para isso, é necessário propor diariamente atividades que explorem diferentes níveis de complexidade dessa capacidade. Diversas situações devem ser criadas, com objetivos como(s) o(s) seguinte(s):
Água, lixo, solo e saneamento básico são assuntos intimamente relacionados aos estudos sobre Ambiente. Sua abordagem no quinto ano do Ensino Fundamental deve ser constituída:
A alfabetização e letramento tem sido um tema recorrente nas discussões em torno dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e seu desenvolvimento. Nesta direção é CORRETO afirmar:
Segundo Masutti e Santos (2008), “nas aproximações culturais e linguísticas que os intérpretes de língua de sinais realizam, geralmente, ocorrem processos de desconstrução na forma de ver, pensar e sentir a diferença, possibilitada no contato com as comunidades surdas”. Dentre as afirmativas a seguir, assinale a correta.
Em 1854: